Tragédia do Furacão Harvey que Atingiu Houston no Texas USA Poderia Ter Sido Evitada?
O mundo sempre foi assolado pelas incontroláveis forças da natureza. Por vezes, essas demonstrações da impressionante grandiosidade do nosso planeta, em comparação com nossa insignificante existência, tem origem nas profundezas da Terra, de onde surgem os terremotos, os tsunamis, erupções de vulcões, etc, e em outros momentos as tragédias são ocasionadas pelas forças externas, como os tornados, tempestades, furacões, nevascas,etc. Somos só humanos, frágeis diante das forças naturais!
O furacão Harvey foi classificado de categoria 4, o máximo é 5, e deixou mais de 30 mortos em Houston, a quarta maior cidade dos Estados Unidos, que virou um 'mar' com cerca de trinta mil pessoas desabrigadas.
Tragédia do Furacão que Atingiu Houston no Texas USA Poderia Ter Sido Evitada?
Penso que não. Do ponto de vista estrutural é muito difícil de construir uma grande região habitada inteiramente segura. Temos um bom exemplo do Japão que construiu prédios que resistem aos terremotos, mas o país sofreu com um tsunami e o desastre na usina nuclear de Fukushima, em março de 2011. Outro exemplo melhor é a Holanda - Países Baixos, com seu sistema de diques que possibilitou afastar o mar de dentro do território do país. Eu pesquisei um pouco e não obtive notícia de alguma tragédia ambiental na Holanda. Se alguém tiver dados melhores, por favor deixe um comentário.
A população do mundo está espalhada por regiões muito adversas, sendo que a falta de planejamento coloca um risco a mais nesse ambiente naturalmente perigoso. Aqui no Brasil, quantos milhões de pessoas estão vivendo em beiras de rios em casas no nível do terreno? Basta chover um pouco mais para deixar qualquer grande cidade brasileira debaixo d'água.
Em 2011 o Texas enfrentou uma onda de incêndios, que poderiam ter sido evitados? Vejam essa retrospectiva:
" O Estado americano do Texas enfrenta uma onda de incêndios que já destruíram cerca de 4 mil km² --área equivalente a mais de três vezes o território da cidade do Rio de Janeiro-- nas duas últimas semanas. O clima seco e os ventos fortes, que ajudam a espalhar o fogo, dificultam a atuação dos bombeiros. Dezenas de municípios foram esvaziados, cerca de 200 casas foram destruídas, e o fogo chegou perto de Fort Worth, uma das maiores cidades do Estado. 20/04/2011 BBC Brasil "
Será que conseguiremos, algum dia, viver em locais seguros? Muito difícil disso acontecer. Acho que por no mínimo uns 60 anos continuaremos sendo vítimas das forças da natureza.
Além da urgência por um modelo econômico/urbano que preserve e quem sabe até possa restaurar o equilíbrio mínimo ambiental, tão importante é o bem estar geral do ponto de vista de qualidade de vida social, ou seja, a melhoria de indicadores de educação, cultura e saúde.
Enquanto isso, é preciso que cada cidadão cuide de si e de sua família, procurando evadir-se de áreas de risco assim que um alerta sobre tempestades for anunciado ... Temos que agir antes, pois se deixarmos para depois ....