Arborização Urbana Contribui para Diminuir os Impactos Ambientais e Valoriza o Ambiente
Repare na rua acima ... que falta que uma árvore faz! Mesmo que a calçada seja estreita, sempre existe algum jeito para plantar uma árvore compatível com a área urbana em questão. O problema é que no Brasil, em geral, as cidades foram crescendo (e continuam se expandindo) sem um planejamento adequado. Agora vejam quanta diferença a arborização causa em uma rua, como na linda paisagem verde da imagem abaixo.
Com certeza que a arborização urbana contribui para diminuir os diversos impactos ambientais, além de valorizar, de maneira geral, as cidades. Os benefícios de ruas bem arborizadas são muito, estando entre os principais:
- melhoria do micro-clima, pois além de barrar a entrada direta dos raios solares, nos materiais que se aquecem com facilidade, como o asfalto, concreto e vidros, as árvores mantém um maior equilíbrio da umidade do ar;
- diminuição do nível de ruídos, pois as árvores funcionam como 'barreiras verdes acústicas' que dificultam a livre propagação dos ruídos típicos das cidades, como o alto ronco de motores de ônibus e caminhões e buzinas;
- contribuição na diminuição das enxurradas e enchentes, já que as copas das árvores captam os pingos de chuva e os conduzem pelos galhos, até o tronco e facilitam a infiltração das águas pluviais no solo, muito impermeabilizado das cidades;
- pode parecer no mínimo polêmico, mas as árvores contribuem para a segurança dos pedestres nas ruas; esse benefício citado é uma constatação empírica, sem antecedentes ou fontes de pesquisa; perceba, prezado(a) leitor(a) que o objetivo aqui é defender os indivíduos arbóreos, e não é nada difícil de inferir que muitas vidas são salvas quando um carro sobe na calçada e se choca com uma árvore; o amortecimento da pancada na árvore é menor do que em um poste, o que deve diminuir o risco de os ocupantes do automóvel terem ferimentos mais graves, e com certeza, que os pedestres também acabam sendo protegidos pelas queridas árvores, que impedem que sejam atropelados na calçada.
- a arborização urbana contribui com a manutenção de um mínimo de biodiversidade, notadamente de pássaros e insetos; imaginem se todas as ruas pudessem contar com árvores frondosas, com suas copas se unindo, formando um labirinto de 'corredores ecológicos urbanos'; quem sabe existe alguma cidade onde isso aconteça?
- as árvores cumprem um importante serviço ambiental de captura de gás carbônico, em seu processo de fotossíntese, devolvendo oxigênio renovado ao ambiente, o que tem efeito de diminuir o impacto ambiental do efeito estufa;
- por fim, ressalto a valorização das ruas com árvores, que quebram o tom cinzento dos desertos urbanos de concreto e asfalto, fazendo com que estejamos mais alegres ouvindo o cantar dos passarinhos e observando o lindo verde da esperança.
Precisamos nos esforçar para tolerar os riscos que as árvores possam trazer, em seu difícil, porém muito benéfico, convívio com as calçadas, em pequenos espaços, ou com os fios de energia elétrica, e a possibilidade de troncos, e mesmo árvores inteiras, caírem nas fortes chuvas e tempestades. As árvores devem ser amadas e cuidadas como crianças que necessitam de todos os cuidados para se desenvolver saudavelmente, garantindo muita alegria e bem estar às nossas cidades.
Quer conhecer um bom curso, à distância, sobre arborização urbana?
>>>> Clique AQUI no link e veja o vídeo <<<<
MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://limpezariomeriti.blogspot.com.br