quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Andamento do Projeto Ambiental Rio Pavuna - Meriti em 14 de janeiro de 2009


*  Postagem do dia  -   QUARTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2009


Rio Pavuna - Meriti : Limpeza : Rios
Foto Newton Almeida 09/02/09 Pavuna


Projeto de Limpeza do Rio Pavuna - Meriti

A Secretaria Estadual do Ambiente vem intensificando rotinas para a conservação do patrimônio natural remanescente com consequente melhoria da qualidade de vida, e nesse enfoque a limpeza de rios encontra particular importância, pois, historicamente, os rios têm sido locais densamente ocupados e utilizados para o despejo de esgoto e lixo doméstico ou industrial, tornando-os verdadeiros focos de contaminação por onde passam .
   Para nosso trabalho de Limpeza do Rio Pavuna / Meriti consideramos que ele começa no Bairro de Anchieta, cidade do Rio de Janeiro, no Campo de Gericinó, na margem ao sul, e na margem oposta, ao norte, temos a cidade de Nilópolis . O Rio Pavuna / Meriti continua seu curso passando pela Pavuna ( margem sul ) na Cidade do Rio de Janeiro, e também passando pela Cidade de São João de Meriti ( margem norte ) . Por fim, o Rio Pavuna / Meriti alcança a cidade de Duque de Caxias ( margens sul e norte ) desaguando na Baía de Guanabara, quase em frente ao Aeroporto Internacional Tom Jobim .
   Para fins do nosso trabalho de limpeza, consideramos também que o Rio Pavuna / Meriti percorre um total de 20 quilômetros, sendo que podemos dividi-lo em duas partes : a primeira é a parte canalizada, desde a ponte do Cabral até a Pavuna, a segunda é a parte em que o rio não é canalizado, da Pavuna até sua foz, no Trevo das Missões em Duque de Caxias. 

   Na foz do Rio Pavuna / Meriti, no Trevo das Missões, início da Rodovia Washington Luís, ao lado da Cervejaria Itaipava , fica a ecobarreira do Meriti, que é uma passarela amarrada a cabos de aço transversalmente às duas margens do rio, com a finalidade de conter o lixo flutuante antes que ele chegue à Baía de Guanabara. ( Foto Newton Almeida 18/11/08 Ecobarreira Trevo das Missões ) .
  A passarela de madeira flutua sobre bombonas de plástico, e também são utilizadas embalagens de garrafa PET de dois litros para conter o lixo flutuante .
Para a limpeza específica da ecobarreira de Meriti estão destacados seis ecogaris, cinco homens e uma mulher, que fazem parte de uma cooperativa de catadores de lixo. Ao lado dessa ecobarreira existe um ecoponto, que consiste numa área construída para dar mais conforto ao trabalho dos ecogaris, inclusive com banheiro. O INEA, Instituto Estadual do Ambiente, mantém mais oito ecobarreiras, as quais diminuem o lixo que chega na Baía de Guanabara e nas Lagoas de Jacarepaguá e Barra da Tijuca .
O Projeto de Limpeza do Rio Pavuna / Meriti teve início no dia 19 de novembro de 2.008 e deve continuar até abril de 2.009, para então ser levado a outro rio. Na limpeza estão trabalhando cinqüenta garis, utilizando carrinhos de mão, enxadas, puçás, pás , coletando o lixo depositado nas margens e também o lixo flutuante, além do apoio de três barcos, uma retroescavaderira, dois caminhões e uma dragline 22 B. Esse trabalho operacional da limpeza é coordenado por equipe do Instituto Estadual do Ambiente ( INEA, antiga SERLA ), e outra equipe de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente ( SEAM / SEA ) está sensibilizando os moradores das margens do Rio Pavuna / Meriti , mais de cinqüenta mil habitantes, para a importância de termos um ambiente limpo e saudável. A limpeza do Rio Pavuna / Meriti é essencial também para o combate à dengue .

Ajude você também, o nosso futuro dependerá do que começarmos a fazer hoje !

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial