terça-feira, 21 de outubro de 2014

A chuva que cai sobre a região sudeste do Brasil conseguiu apagar os incêndios florestais na Mata Atlântica

    Chove no estado do Rio de Janeiro! O rio Paraíba do Sul encontrava-se com seu volume muito baixo, talvez o mais baixo nível que se tem notícia. O rio Paraíba do Sul é a principal fonte de abastecimento de água do estado do Rio de Janeiro, e sua vazão mantendo-se em níveis tão baixos poderá levar ao racionamento de água.
    A chuva que cai sobre a região sudeste do Brasil ainda não ameniza a preocupação de falta de água em São Paulo, mas somente ela conseguiu apagar os incêndios florestais na Mata Atlântica da região serrana do estado do Rio de Janeiro. 


    Os incêndios no Parque Nacional da Serra dos Órgãos duraram 13 dias e estavam sendo combatidos por cerca de 130  brigadistas profissionais do IBAMA e do Instituto Chico Mendes, e também com o uso de dois helicópteros, mas somente a chuva conseguiu extingui-lo totalmente. 
   Segundo primeiras informações do IBAMA, foram queimados 1.550 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica, abrangendo os municípios de Guapimirim, Teresópolis e Petrópolis. A Mata Atlântica atingida abriga biodiversidade endêmica, ou seja, de espécies da fauna só encontradas naquela região, o que torna mais trágico ainda aquele incêndio florestal. 
   Desde que temos registros da história humana, ainda somos muito pequenos frente às forças da natureza. Por vezes estamos suplicando por chuvas, em outras pedimos a Deus que elas cessem. E cada vez mais é importante a sensibilização para a importância do respeito e preservação da natureza. Mesmo que esse respeito à natureza não aconteça pelos sentimentos, então que seja pela racionalidade, mas que venha e fique, finalmente, nas nossas atitudes e em nossos corações. 

Fonte da imagem: PrevFogo / IBAMA www.ibama.gov.br

MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial