quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Patrulha Verde : Ação 8 : Combate Incêndio : BR 101 : Rio Bonito

   
     Recebemos um telefonema solicitando a presença  da Patrulha Verde para apagar uns focos de incêndio à margem da BR 101, bem em frente ao Corpo de Bombeiros de Rio Bonito.  Troquei de roupas e em meia hora já estava no local. Não solicitei o apoio dos colegas, pois eram focos pequenos em local de pouca dificuldade para acesso. 

    O João Vanderley ficou na retaguarda e fotografou. Eu subi um morro para debelar os focos mais distantes, que colocavam umas pequenas árvores em risco, enquanto os bombeiros já  estavam com o carro pipa e mangueira fazendo o combate ao fogo.  





    Em alguns minutos o fogo estava apagado. Novamente não localizamos o responsável, mas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente investigará quem é o proprietário da área afetada. 

     Em caso  de incêndios florestais em Rio Bonito, ligue para a Patrulha Verde : 
                       21 -    2734.0192





   

http://limpezariomeriti.blogspot.com.br/



MEIO AMBIENTE  RIO DE JANEIRO 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fotos da Ponte do Cabral no Rio Pavuna - Meriti , Início da Canalização do rio




 O Rio Pavuna-Meriti nasce no Campo do Gericinó, pouco antes desse local, das fotos, na Rua Coronel França Leite, conhecido como Ponte do Cabral. O Cabral é um bairro de Nilópolis, que faz fronteira com o Bairro de Anchieta, esse último fica na cidade do Rio de Janeiro. As fotos são do Google Earth, data de março de 2010. 



     A partir da Ponte do Cabral o Rio Pavuna-Meriti fica canalizado, obra realizada lá pelo ano de 1992. A canalização do Rio Pavuna-Meriti evitou as constantes enchentes às suas margens. 


   Antes da Ponte do Cabral, onde o Rio Pavuna-Meriti está naturalizado, ou seja, não recebeu obras, não há residências ou indústrias, no Campo do Gericinó uma área que pertence ao Exército Brasileiro. Então, antes desse trecho, o Rio Pavuna-Meriti ainda não recebe carga de esgotos ou águas residuais de indústrias. 
    Algumas pessoas confundem o Rio Pavuna-Meriti com o Rio Sarapuí, e comentam que no Campo de Gericinó ele já está poluído, formando uma espuma branca, ao passar por uma barragem. Mas, elas estão se referindo ao Rio Sarapuí que nasce em Bangu, no Maciço da Pedra Branca. O Rio Sarapuí, passa pelo Campo do Gericinó, em Nilópolis na área que foi cedida à Prefeitura e se tornou o Parque Natural do Gericinó, a uma distância de 2.700 metros do Rio Pavuna-Meriti. 

 

Conferência de Meio Ambiente : Política Nacional de Resíduos Sólidos : Lei 12.305 / 2010

     Segundo a Ministra Izabella Teixeira, do Ministério do Meio Ambiente, a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente foi a maior de todas as anteriores, pois mobilizou a participação de cerca de 200 mil pessoas, em todas as etapas e em todos os estados do Brasil. A Conferência Nacional de Meio Ambiente, foi realizada do dia 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília. 
    Dessa conferência foram aprovadas 160 propostas, que posteriormente serão aglutinadas em 60, para depois serem agregadas à normatização da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, regida pela lei 12.305 / 2010. 
    Entre as principais medidas, que a nova lei determina, estão : 
  
                 -  encerramento dos lixões ; 

                -  implantação da coletiva seletiva de lixo ;

               -  criação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis ;

           -  as empresas (públicas ou privadas) que lidam com a coleta de lixo devem apoiar as cooperativas de catadores, para a realização da coleta seletiva de materiais recicláveis ; 

             -  implantação da logística reversa (planejamento de conjunto de ações para organizar todo o ciclo de vida de cada produto, prevendo a sua reciclagem e correto destino final, caso a reciclagem não seja possível )  .


   Foto tirada pelo Newton Almeida, do dia 13 de setembro de 2013 , durante a IV Conferência Estadual do Rio de Janeiro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro  .


     * Participe dessa rede que busca o desenvolvimento sustentável para o mundo !       
     

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Circuito Ambiental : Consórcio Lagos / João : Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito

 

   A etapa de Rio Bonito do Circuito Ambiental foi um  sucesso ! Os participantes, desde a Prefeita Solange Almeida, até um humilde cidadão sentiram-se gratificados com esse evento ! Todas a palestras e dinâmicas foram muito interessantes e ilustrativas dos desafios e avanços, no tocante à gestão ambiental, com ênfase nos  recursos hídricos . 
     Novamente a Prefeitura de Rio Bonito, através da dinâmica e comprometida Secretaria Municipal de Meio Ambiente, demonstra que sabe definir as prioridades,  está articulada com todas as esferas de poder e possui capacidade de mobilização social.  
    O Consórcio Ambiental  Lagos / São João é uma  instituição sólida, que, embora tenha muito pouco tempo de fundação (2009), consegue ser exemplo de arranjo institucional  de  sucesso, à nível estadual, federal e até  mesmo internacional ! 

 Foto ao lado : Prefeita Solange Almeida falando  sobre os desafios da execução de obras de saneamento básico, e informando de conquistas, como : o destino final de todo o lixo coletado em Rio Bonito é o Aterro Sanitário Regional  de Itaboraí ; início de Projeto  de Coleta Seletiva com apoio à futura cooperativa de catadores de Rio Bonito. 



  Foto ao lado : Secretário de Meio Ambiente Newton Almeida (esquerda) prestigia a energia impactante de São Verdão .   São Verdão é um personagem  mítico, que dizem  morar em Casimiro de Abreu, que surgiu na Rio + 20, e difunde a paz entre todas as torcidas de futebol, e que canalizem energias "verdes" para a sustentabilidade do planeta. À direita, Gérson, Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu . 

MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Sueli de Paula : Comportamento Sustentável : Bom exemplo em Rio Bonito : Agenda 21


  Estávamos saindo de uma agradável palestra sobre RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), no Colégio Astério Alves,  quando me abaixei para pegar um lixo no chão e joguei na lixeira.
  A Sueli de Paula gostou da minha atitude e mostrou-me que além de ser uma atuante da Agenda 21, também tem comportamento sustentável :  ela sempre leva consigo uma bolsa que serve para depositar  o seu lixo. 
    Faça como a Sueli de Paula, adquira um comportamento ambientalmente correto, seja um participante do novo paradigma da sustentabilidade !


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Patrulha Verde : Ação 7 : Combate a Incêndio Florestal : Rio Bonito














      Hoje (21 de outubro de 2013) foi o sétimo combate á incêndio florestal que a Patrulha Verde debelou.  Eram por volta das 16:30 quando nos telefonaram avisando da queimada, à margem da BR 101, entre o Acampamento Batista e o Corpo de Bombeiros. 











     Além de mim, Newton Almeida, e do João Vanderley (Secretaria de Meio Ambiente), participaram o Amauri e o Naldinho, os dois últimos da Defesa Civil, todos funcionários da Prefeitura de Rio Bonito / RJ. 
    O acesso aos focos do incêndio era fácil, porém as chamas percorreram um arco de extensão considerável, de uns quinhentos metros, em chamas bem intensas e altas. Conseguimos apagar todos os focos por volta das 18:00.  O Vanderley ficou na retaguarda coordenando a ação e registrou as fotos . 
     A Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicitará ao seu núcleo de fiscalização que visite a propriedade afetada, para tentar investigar quem ateou o fogo. Já temos indicações claras do local onde o fogo iniciou, e possivelmente teremos informações dos responsáveis. 
    
     Em caso de incêndio nas matas , solicite o apoio da Patrulha Verde :  21-  2734.0192  .

sábado, 19 de outubro de 2013

O Rio Pavuna - Meriti é Exemplo de Degradação Ambiental : O Projeto de Limpeza do Rio Pavuna Meriti

  Eu (Newton Almeida) passei hoje (01 de março de 2012) pela Pavuna, na cidade do Rio de Janeiro e aproveitei para reencontrar o Rio Pavuna-Meriti. Esse rio mal tratado, assim como os outros mais de cinquenta rios que desembocam na Baía de Guanabara, foi a razão de eu ter começado a editar esse blog. 
   Em 2009 eu trabalhei na SERLA (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas) que virou INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e participei do Projeto de Limpeza do Rio Pavuna-Meriti. Com o objetivo de divulgar o projeto,  e conquistar parceiros, eu comecei a escrever esse blog.  Anos antes eu fui Secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito; sobre esse período, escrevi um livro sobre os projetos ambientais que desenvolvi, para adquirir o livro veja : Projetos Ambientais do Newton Almeida . 
   O Projeto de Limpeza do Rio Pavuna Meriti mobilizou uma equipe de uns trinta garis, retro-escavadeiras, caminhões e barcos,  para a limpeza desse rio. Determinada extensão do rio era limpa e dois dias depois a população já tinha sujado tudo de novo. Também foram realizados encontros comunitários nas cidades e bairros cortados pelo Pavuna-Meriti, para a sensibilização da população, ao longo dos seus 20 quilômetros de extensão, desde suas nascentes no Campo do Gericinó, no Bairro de Anchieta no Rio de Janeiro, passando por Nilópolis, São João de Meriti e alcançando Duque de Caxias, no Parque das Missões, onde ele desagua suas águas, imundas pelos esgotos e lixo , na Baía de Guanabara.
   Eu alertei as autoridades ambientais do Estado do Rio de Janeiro,  para a necessidade de dragagem desse rio. Ano passado (2012) falei sobre isso, novamente,  numa reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara. E agora volto a tocar nesse assunto. 
   O Rio Sarapuí, que corre paralelamente ao Pavuna-Meriti, e delimita a fronteira norte do município de São João de Meriti,  foi recentemente dragado, com recursos federais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) dentro do Projeto Iguaçu. Já o Rio Pavuna-Meriti está  totalmente assoreado, com profundidade de uns trinta centímetros, ou menos, o que coloca em risco uma população da ordem de umas cinquenta mil pessoas que vivem em suas margens.
   Em fortes chuvas o Rio Pavuna-Meriti está transbordando, e nas proximidades da Rua Araguatins , no  bairro de Costa Barros, depois de Guadalupe, bem perto da Via Light,  na cidade do Rio de Janeiro, nas proximidades de  Engenheiro Belford (São João de Meriti), as placas de concreto da canalização do rio estão soltas, e podem ser arrastadas por uma chuva torrencial, e caso isso aconteça, é possível que muitas mortes ocorram.
    O INEA solicitou um orçamento de preço para a dragagem e reforma da canalização do rio, se não me falha a memória foi feito pela  Empresa HW Engenharia, que ficou orçado em  R$ 40 milhões de reais, em 2009. Mas, nada foi feito . Enquanto a Secretaria Estadual do Ambiente / RJ não dispõem do montante total de dinheiro, nada impede que em alguns pontos mais críticos a dragagem tenha início, parcialmente, para diminuir o risco iminente.
    Hoje, por coincidência é aniversário da cidade do Rio de Janeiro e deixo na lembrança das autoridades que a dragagem do Rio Pavuna-Meriti se faz urgente, e aos moradores, das margens e arredores, solicito que ofereçam de presente à Cidade Maravilhosa  :  jogar o lixo na lata do lixo, e não no coitado do Rio Pavuna-Meriti.

     

MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO 

Usina de Reciclagem de Lixo de Rio Bonito - Período 2000 a 2004 - Capítulo 5




   
    Essa postagem dá alguns detalhes sobre os materiais recicláveis da Usina de Segregação e Compostagem de Lixo de Rio Bonito.
    Nas fotos acima, eu ao lado do finado Baininho (Oracílio Merlim), o Sérgio, e os catadores do antigo lixão, que foram todos trabalhar na usina mediante contrato de trabalho. A Prefeita Solange discursando na inauguração da Usina, maio de 2003, a entrada do aterro sanitário e a usina de reciclagem de lixo, localizada em Mato Frio, Rio Bonito.


    As fotos acima mostram os leilões que realizávamos para vender os materiais e os recursos (em cheques) eram depositados nos cofres municipais. Eu (Newton Almeida, ao meu lado o Sérgio Duarte de Oliveira e o Amauri) era o leiloeiro, como permitido na Lei 8.666/93, sendo composta uma Comissão Municipal de Leilão. A lei faculta o recebimento de comissão, mas eu devolvia à Prefeitura a comissão. Deixo claro que tenho total honestidade com recursos públicos ! Abomino a corrupção !  
    Na foto abaixo, durante a realização de um leilão de recicláveis, vocês podem ver os bonecos pendurados na parede, que nós utilizávamos nos teatros de fantoches (animais representativos da fauna, como o Mico Leão Dourado).  Nós apresentávamos  duas peças nas escolas, uma sobre a importância da reciclagem do lixo e a outra sobre o respeito à natureza.  
   E na última foto, temos o Pastor Fagian  de Rio Bonito, proferindo palavras de fé, na inauguração da Praça Maria Dilce, uma ex-funcionária da Usina de Reciclagem, esposa do Brígido. Ela faleceu e fizemos uma homenagem à família : inaugurando um praça, simples, porém cheia de carinho e sinceridade, com uma placa de bronze e árvores plantadas.

    Abaixo a transcrição de um relatório do Sérgio Duarte de Oliveira, Coordenador da Usina. Ele aparece na foto acima, com o gesso no braço.



Rio Bonito 12 de Agosto de 2004

Da: Usina de Reciclagem de Rio Bonito/ Sérgio Duarte de Oliveira (Gerente administrativo )

Para: Srtª. Danielle Sanches de Freitas
Em resposta à vossa solicitação , fax na data de 28/07/2004, informamos:

1º Pergunta : Qual é a quantidade de lixo que entra na Usina?
Resposta : Aproximadamente 30 toneladas de lixo ao dia ( incluindo entulho de obra, lixo proveniente de capina, varrição e poda de árvores ).

2º Pergunta : Qual a quantidade reciclada por categoria por mês ?
Resposta : A esta pergunta segue anexo xerox dos quatro leilões já realizados na usina, pois a usina só tem 1 ano de funcionamento, sendo assim é a média dos materiais é a saber:
• Papelão = 44.853 kg : 12 = 3.737 kg ao mês .
• Papel Branco = 53.391 kg :12= 4.449 kg ao mês.
• Papel Jornal = 11.725 kg : 12 = 977 kg ao mês.
• Polietileno de baixa densidade ( Plástico Colorido /PEBD ) = 45.745 kg :12= 3.812 kg ao mês.
• Plástico Branco ( PEBD) = 8.487 kg : 12 = 707 kg ao mês.
• Papelão ( Embalagem de leite )= 6.232 kg : 12 = 519 kg ao mês.
• Papelão Misto = 6512 kg : 12 = 542 kg ao mês.
• PET ( Só garrafa de óleo )= 1.103 kg : 12= 91 kg ao mês.
• Vidros ( cacos ) = 8.000 kg : 12= 666 kg
OBS: Este item (vidros) , nos dois primeiros leilões foram vendidos a granel conforme xerox, mas devido ao risco de “ Pirataria “, começa a ser leiloado em caco , por cor (marrom,azul,e branco) exigência ainda maior no que se refere aos vidros de perfume, uísque e palmito.
• Alumínio= 644 kg: 12= 53 kg ao mês.
OBS: Este material (alumínio) , por ter alto poder de venda e de compra , não chega mais na usina, sendo separado nos caminhões de coleta .
• Polietileno de Alta Densidade( PEAD)= 11.487 Kg : 12 = 957 Kg ao mês.
• Polipropleno ( P.P)= 3539 Kg: 12 = 295 kg ao mês.
• Material Ferroso = 9.500 kg : 12= 791 kg ao mês.
• Polietileno tereftalato ( PET) com separação de cores = 10.237 kg : 12= 853 kg.
• Polietileno de Baixa Densidade (Só preto) = 13.400 kg : 12=1.116 kg.
• Pneus= 979 unidades
OBS: Este material (pneus) foi leiloado no 3º leilão no dia 17/12/03, sendo que o arrematante até a data de hoje não veio buscar, assim sendo por ordem do Secretário, para evitar surto da dengue, usamos os mesmos em contenção de taludes e ajardinamentos conforme pode-se ver nas fotos, e até a data de hoje temos utilizados no aterro sanitário aproximadamente 3.500 pneus.
    Por fim , informamos que a cada dia que passa tentamos fazer o melhor possível, no que tange ao reaproveitamento/ reciclagem e destino final do lixo, e o Programa Pró-Lixo foi importantíssimo para alcançarmos o nosso objetivo.

3º Pergunta: Existe separação na fonte ou tudo é feito na Usina?
Resposta: Existe em nossa Secretaria de Meio Ambiente, também o Projeto Limpou,Trocou, Ganhou, conforme relatório em anexo.

4º Pergunta: Os leilões realizados com material são feitos com que freqüência? Qual o rendimento médio de cada um deles?
Resposta: Conforme xerox em anexo já foram realizados 4 leilões.
   Informamos que o rendimento é de aproximadamente R$ 5.000,00 por leilão ; resultado satisfatório, pois os lotes foram quase todos vendidos, e os não vendidos e os reciclados no período ficam para o próximo leilão, previamente marcado, em conformidade com a Lei das Licitações.

OBS: A respeito do 5º leilão a ser realizado, provavelmente no dia 26/08/04, enviaremos o nosso edital, para que a Srtª possa prestigiar o evento.

Sem mais para o momento, despedimo-nos com votos de estima e consideração.

Atenciosamente,

Sérgio Duarte de Oliveira
Gerente da Usina de Reciclagem de Lixo
Matrícula: 5139
       Prezado leitor(a), você não acha que a Prefeitura Municipal de Rio Bonito tem o dever de manter o aterro sanitário e a Usina de Reciclagem de Lixo funcionando ? Você sabia que isso tudo virou um grande lixão ?   Deixe seu comentário ! Faça desse blog seu espaço de participação e contribuição para um meio ambiente de qualidade ! Deixe seu comentário !

Newton Almeida

Usina de Reciclagem de Lixo de Rio Bonito - Período 2000 a 2004 - Capítulo 4

DETALHAMENTO DOS CONVÊNIOS E RECURSOS EMPREGADOS NAS OBRAS : Remediação do Lixão de Mato Frio e Construção de Usina de Reciclagem de Lixo , em Rio Bonito / RJ  (Prefeita Solange Almeida ; Secretário Municipal de Meio Ambiente Newton Almeida , período 2000 a 2004) .    Foto acima do antigo Lixão do Mato Frio (2001) .


CONVÊNIO 12/ 2.000 IBAMA / PMRB  - REMEDIAÇÃO DO VAZADOURO DE LIXO E CONSTRUÇÃO DE USINA DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM DE LIXO


CONVÊNIO ASSINADO EM 05 DE JUNHO DE 2.000



RECURSOS CONTINGENCIADOS : IBAMA R$ 342.857,00    PREFEITURA   R$ 68.572,00     TOTAL = R$ 411.429,00

CONTA CONVÊNIO 6231-6 BANCO BRASIL AG 627-0     

  ETAPA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

REMEDIAÇÃO DO LIXÃO - PROC.  Municipal 1896 / 01  -  EMPRESA CONTRATADA : RESOL ENGENHARIA
RECURSO CONTINGENCIADO R$ 53.857,00           RECURSO EXECUTADO R$ 52.900,00
REMED. LIXÃO - DESEMBOLSOS  17/07/01  R$ 7.020, 00   28/08/01   R$ 16.380,00  =  R$ 23.400,oo

Fotos abaixo : aterro sanitário de lixo, em 2003 (os pneus eram utilizados para delimitação do meio-fio)















USINA DE RECICLAGEM - PROCESSO 5834 / 01
EMPRESA CONTRATADA : RESOL ENGENHARIA
DESEMBOLSO 17/12/2001 – R$ 29.500,00

ETAPA DE OBRAS PARA REMEDIAÇÃO DO LIXÃO PROCESSO 6750 / 01

EMPRESA CONTRATADA BRUNORO ENGENHARIA
RECURSO CONTINGENCIADO R$ 102.000,00 ( IBAMA )
RECURSO EXECUTADO R$ 99.885,99 ( IBAMA )
 CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO ; CONSTRUÇÃO DA BARREIRA DE PROTEÇÃO ; CAPTAÇÃO DO CHORUME ;
DRENAGEM SUPERFICIAL ; ESTRADA DE SERVIÇO ; EXECUÇÃO DA DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS ; LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO ; SELAGEM DA NOVA ÁREA OPERACIONAL ; ISOLAMENTO DO ATERRO ; DRENAGEM DE GÁSDESEMBOLSOS  06/02/02  R$ 23.168,00  28/03/02  R$ 28.752,00 ;   23/04/02  R$ 22.293,89  ;  24/06/02 - R$ 14.165,69 06/09/02  R$ 11.506,41

RECURSO DE CONTRAPARTIDA ( EXTRA NECESSÁRIO) DA PMRB R$ 15.954,01
GUARITA DE CONTROLE / PÓRTICO DE ENTRADA
DESEMBOLSOS    28/03/02 – R$ 5.999,98  ;  23/04/02 – R$ 6.422,39  ;  06/09/02 - R$ 3.531,64  =  R$ 15.954,01

CONSTRUÇÃO DA USINA PROCESSO 1242 /02

EMPRESA CONTRATADA : SPM LOCAÇÃO E CONSTRUÇÕES
RECURSO CONTINGENCIADO ( IBAMA) R$ 112.000,00    RECURSO EXECUTADO R$ 110.999,55
          GALPÃO DE RECEPÇÃO   ;  DRENAGEM
DESEMBOLSOS   09/09/02  R$ 49.978,96 ; 07/10/2002  R$ 43.921,84 ; 05/12/02  R$ 15.931,53 ; 27/12/02  R$ 1.167,22

COMPRA DE EQUIPAMENTOS PROCESSO 2906 / 02

EMPRESA CONTRATADA USINAS STOLLMEIR
RECURSO IBAMA CONTINGENCIADO R$ 75.000,00    RECURSO EXECUTADO R$ 75.000,00
DESEMBOLSO ÚNICO EM 06/12/02

PRENSA HIDRÁULICA VERTICAL  ;  MOINHO TRITURADOR  ;  BICAS PARA RECICLÁVEIS ;  RECIPIENTES PARA RECICLÁVEIS  ;  CARRINHOS PARA RECICLÁVEIS ; TRANSPORTADOR DE TALISCAS ; TRANSPORTADOR DE TRIAGEM ;  MOEGA DE ALIMENTAÇÃO

CONSULTORIA DE EMPRESA ESPECILAIZADA PARA GERENCIAMENTO DA USINA DE RECICLAGEM E ATERRO SANITÁRIO PROCESSO 6961 / 02

RECURSO CONTRAPARTIDA PMRB   PREVISTO R$ 68.572,00      RECURSO EXECUTADO R$ 81.641,00
DESEMBOLSOS 
31/12/02  R$ 26.467,20 ; 11/02/03  R$ 19.850,40 ; 28/04/03  R$ 19.850,40 ;14/07/03  R$ 15.473,00

Fotos abaixo: Usina de Reciclagem de Rio Bonito, inaugurada em maio de 2003, através do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Newton Almeida, funcionou regularmente até o término da gestão em 31/12/2004. Os funcionários estudavam na própria usina!



REFORMA DE PRÉDIO ( CENTRO ADMINISTRATIVO DA USINA DE RECICLAGEM )
REFORMA DAS RUÍNAS DA ANTIGA ESCOLA ESTADUAL PROCESSO 4421 / 03
RECURSO PMRB EXECUTADO R$ 55.078,43
TOTAL DE RECURSOS EXECUTADOS PELO CONVÊNIO 12/ 2.000
IBAMA R$ 338.785,54 + PMRB R$ 152.673,44 = 491.458,98


Acima: Prefeita Solange Almeida discursando na inauguração da Usina de Reciclagem de Rio Bonito RJ

DEVOLUÇÃO DE SALDO DE LICITAÇÕES E APLICAÇÃO FINANCEIRA AO IBAMA   PROCESSO 5446 / 03 R$ 26.289,54 ( 09 / 07 / 03 )


CONVÊNIO 031 / 01 PROGRAMA PRÓ-LIXO
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO  –  PMRB
 RECURSOS CONTINGENCIADOS ( FECAM ) R$ 244.800,00 DISPENSA CONTRAPARTIDA
RECURSOS EXECUTADOS (ATÉ 23 / 12 / 04) R$ 189.673,28
CONSTRUÇÃO DOS SILOS DE COMPOSTAGEM, ESTRUTURA DA CAIXA  D’ÁGUA, GALPÃO DE ENFARDAMENTO
PROCESSO 2198 / 02

RECURSOS CONTINGENCIADOS R$ 87.800,00      RECURSOS EXECUTADO R$ 86.473,28
DESEMBOLSOS
27/12/02  R$ 20.006,97 ;  14/02/03  R$ 30.084,93 ; 13/03/03  R$ 28.215,14 ; 14/04/03  R$ 8.166,24
EQUIPAMENTOS PARA USINA DE RECICLAGEM
PROCESSO 5137 / 04
RECURSO CONTINGENCIADO R$ 110.000,00   RECURSO EXECUTADO R$ 103.200,00
TRÊS PRENSAS ENFARDADEIRAS ; UM COMPRESSOR DE AR ; UM INCINERADOR PARA LIXO HOSPITALAR

TOTAL DOS  RECURSOS EXECUTADOS NA REMEDIAÇÃO DO ANTIGO LIXÃO , IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO E CONSTRUÇÃO  DE USINA DE SEGREGAÇÃO E COMPOOSTAGEM DE LIXO    R$ 681.132,26

Foto abaixo, foto aérea de todo o complexo   (2004)  :

       Essas obras tiveram amplo acompanhamento do IBAMA , Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. Hoje (04/02/2011) eu estive lá, depois de sete anos,  e fiquei triste de ver que a usina de reciclagem de lixo está paralizada desde o término da gestão da Prefeita Solange Almeida (31 de dezembro de 2004).  O lixo está quase na estrada, e o que eu vi foi um lixão a céu aberto. Vejam as fotos abaixo !  Em 2002 a Prefeita Solange Almeida implantou um aterro sanitário, em maio de 2003 a Usina de Reciclagem de Lixo foi inaugurada, empregando todos os 30 catadores do lixão e depois contratou mais vinte funcinários, empregando cinquenta pessoas. A Usina de Reciclagem de Lixo, através do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Newton Almeida, funcionou regularmente até o término da gestão, em 31/12/2004. 

        E depois tudo virou um lixão de novo !

      A Prefeitura de Rio Bonito, a Secretaria Municipal  de Meio Ambiente, devem esclarecimentos à população e demais autoridades (Tribunal de Contas, IBAMA, Secretaria Estadual do Ambiente e Ministério Público): por que jogaram os recursos públicos no lixo!!??? 

Fotos abaixo de 04 de fevereiro de 2011




      Faltou capacidade técnica para a manutenção dos benefícios conquistados ?
      Por que razão o aterro sanitário e a usina viraram um lixão a céu aberto novamente ?

    Quem quiser ver as fotos no Google Earth :  (coordenadas Latitude 22° 44' 36. 00'' sul  Longitude 42° 36' 47. 67''  oeste ) .

   
Newton Almeida