sábado, 19 de outubro de 2013

O Projeto de Limpeza do Rio Pavuna -Meriti e Seus Agentes Ambientais



Fonte da notícia e fotos : http://www.inea.rj.gov.br/noticias

       Vinte e oito agentes ambientais receberam na manhã desta terça-feira (18/5/2010) o certificado de conclusão do curso de Capacitação em Educação Ambiental promovido pela Secretaria Estadual do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Participaram do evento o presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira e o deputado estadual e ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
       O curso, que teve carga horária de 88h, foi dirigido a líderes comunitários que, em sua maioria, já haviam participado do projeto de mobilização social para a recuperação do Rio Pavuna-Meriti (2008/2009). O programa incluiu aulas práticas e teóricas.
     Os Agentes Ambientais firmaram compromisso de aplicar e multiplicar o que aprenderam em suas comunidades.
     _  Volto para minha comunidade com um olhar modificado. Continuo sendo moradora, mas uma moradora capacitada – comentou orgulhosa a aluna Sandra Maria do Nascimento.
     Os organizadores ressaltaram a importância da capacitação das lideranças comunitárias para o controle social e para a recuperação ambiental das diversas regiões do Estado.
     Os novos agentes elaboraram projetos ao longo do curso e estão prontos para contribuir com a transformação por meio da participação social. 

  
      Newton Almeida  comenta :     
 " Eu participei do planejamento  do curso, das inscrições, abertura, dei uma aula ( Lei dos Crimes Ambientais 9.6050/98 ) e participei da avaliação dos projetos (como voluntário), mas não pude ir na formatura, infelizmente. No mesmo dia eu apresentei-me para uma perícia médica, pois vou dar aula de Geografia no Estado do Rio de Janeiro .  O Jocelino Porto , fundador e Presidente do NEPP ( Núcleo Ecológico Pedras Preciosas de Acari ) foi importantíssimo para o andamento desse curso. Gostei muito também de conhecer a Teresinha (que foi a competente Coordenadora) e o Maurão (funcionário valioso, de carreira da FEEMA e agora do INEA).  
     O Governo do Estado do Rio de Janeiro está investindo muito para divulgar seus projetos e programas na grande mídia . Dizem que já gastou algo em torno de R$ 300.000.000,oo  - trezentos milhões de reais. E a Teresinha e Jocelino tiveram que pedir patrocínio à Empresa Panamericana (o Jocelino foi quem conseguiu) para cumprir o cronograma dessa capacitação. 
     Enquanto nós, população, não nos organizarmos ficaremos vendo os recursos públicos sendo mal aplicados " .

Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial