Lagoa de Araruama Volta a ter suas Águas Bonitas como no Passado
A Lagoa de Araruama é um símbolo da união pela recuperação ambiental, no Estado do Rio de Janeiro. Suas águas, há poucos anos atrás pareciam ter sepultado a biodiversidade que mantinha os pescadores e a atratividade aos turistas. Após a construção da Ponte Rio Niterói o turismo na Região dos Lagos cresceu de maneira impressionante. Antes da ponte, o acesso era muito demorado, dificultando a chegada dos turistas. Inúmeros loteamentos foram implantados às margens da Lagoa de Araruama, muitas vezes alterando a sua hidrodinâmica, estrangulando canais naturais, e o lançamento de esgoto em suas águas, antes cristalinas, só foi aumentando.
O século XXI chegou e a Lagoa de Araruama ainda agonizava diante da urbanização crescente sem investimentos maiores no tratamento do esgoto. Mas, chegou a distribuição de água tratada à população dos municípios do seu entorno, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Saquarema e Arraial do Cabo. Outra boa notícia foi o surgimento do Consórcio Ambiental Lagos São João, que conseguiu unir as prefeituras, empresas, ongs e sociedade civil para o tratamento de esgoto, e para a execução de obras que pudessem aumentar a entrada das águas do Oceânico Atlântico na Lagoa de Araruama, que na verdade é uma laguna.
A Lagoa de Araruama tem 221,03 Km² de área, com perímetro de 160 Km, profundidade média de 2,90 metros e volume de 636 milhões de metros cúbicos. Ela é uma das maiores lagunas costeiras hipersalinas do mundo. Suas águas estão cada dia mais limpas e bonitas.
O destaque para esse resultado foi:
1- a construção da nova ponte do Canal Palmer na RJ 140, cujas obras começaram no Governo da Rosinha, abrindo o estrangulamento da Lagoa, de 30 metros para 300 metros. Antigamente essa ponte se chamava Ponte Vitorino Carriço, agora parece que a chamam de Ponte do Ambrósio, entre São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.
2- o tratamento do esgoto está sendo ampliado ano a ano, pelas concessionárias de serviços de água e esgoto, Prolagos e Águas de Juturnaíba. Em breve a Lagoa de Araruama deverá ter 100% de cobertura de esgoto tratado.
Comparem as fotos ANTES e DEPOIS tiradas no mesmo local, em dois períodos de tempo, mostrando a visível recuperação ambiental da Lagoa de Araruama.
ANTES - dia 17 de outubro de 2011 . O dia estava nublado, mas lembro-me de que a água estava ainda estava com aspecto de bem poluída.
DEPOIS - dia 01 de novembro de 2014. Um lindo dia de sol que brilha sobre as águas da Lagoa de Araruama, mostrando sua quase total recuperação ambiental.
MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO
DEPOIS - dia 01 de novembro de 2014. Um lindo dia de sol que brilha sobre as águas da Lagoa de Araruama, mostrando sua quase total recuperação ambiental.
1 Comentários:
É muito triste saber que estão fazendo construção de casas e pousadas as margens da lagoa no bairro novo arraial ,colocando em risco esse lindo trabalho.
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial