Marmoraria MARB de Rio Bonito Capta Água da Chuva e Inova em Reaproveitamento de Resíduos
Geison Demier trabalha com seu pai na Marmoraria MARB de Rio Bonito, desde pequeno. Nesse período em que o setor industrial do Brasil luta para manter-se, Geison e o pai estão sempre pensando na próxima inovação que farão.
A Marmoraria MARB recebe o olhar curioso e atento de outras indústrias, pois utiliza e recicla a água de chuva em seus processos, de corte de mármore, e também desenvolveu novos produtos a partir do reaproveitamento de resíduos.
Na foto, o industrial Geison Demier (à direita) e o Secretário de Turismo de Rio Bonito, Newton Almeida, estão pisando sobre um bonito piso em mosaico fabricado na MARB, que anos atrás era apenas resíduo.
Captação da água de chuva
A foto acima mostra o industrial Geison Demier e, ao fundo da foto, podemos ver duas caixas d'água (em azul) que armazenam a água de chuva que escorre das calhas do telhado do galpão principal da MARB. Uma delas serve para molhar as plantas e para limpeza em geral. A outra serve para conduzir a água ao processo de corte dos blocos de rocha. Mesmo que fique sem chover por até sessenta dias, a MARB não precisa utilizar água do poço, pois a água captada da chuva é reutilizada, em circuito fechado.
Reaproveitamento dos Resíduos
Em um passado não muito distante, Geison Demier conta, a Marmoraria MARB pagava para que dessem um destino final, adequado, aos resíduos gerados nos seus processos de corte de blocos de rochas. Geison Demier pesquisou uma maneira de reaproveitar esses resíduos. Hoje em dia, esse processo inovador, patenteado, garante um faturamento extra à empresa, de 20% do total. Em vez de gastar para jogar fora, agora a MARB lucra com os resíduos, produzindo pisos em estilo mosaico. Um belo exemplo de que implantar princípios da sustentabilidade também pode gerar mais lucros.
MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://limpezariomeriti.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial