domingo, 29 de novembro de 2015

Livro - Sustentabilidade e Geração de Valor (Cód. 7175596 )

           Conheça o  


         Quais mecanismos podem elevar o valor de uma árvore, ou de um rio, ou de uma mata, ou mesmo da Floresta Amazônica? Se o capitalismo dá as cartas no mundo, o jogo só vira a favor da sustentabilidade quando a natureza for mais valorizada. Como vencer esse jogo? 



                    Siga aqui para saber mais detalhes e o preço desse  







MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://limpezariomeriti.blogspot.com.br

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Curso Online Lençóis, Nascentes e Produção de Água

    
    Curso Online da CPT em parceria com Universidade de Viçosa  - SIGA AQUI para ver detalhes e o preço

      Entender os meios pelos quais a água brota em nossa crosta, suas reservas e a produção e vazão de uma bacia hidrográfica nos permite promover o bom funcionamento dos sistemas hidrológicos, tão essenciais para a manutenção da vida, e repensar os usos a que submetemos esses recursos naturais. Com o Curso Lençóis, Nascentes e Produção de Água, da Universidade Online de Viçosa - UOV, é possível compreender o que acontece com a água que infiltra na superfície do solo. Além disso, o curso aborda o processo de manutenção das nascentes, conservação de lençóis freáticos, análise de vazão e produção de água, plano e execução de manejo de pequenas bacias hidrográficas e muito mais.


     Programa desse Curso Online 

Módulo 1 - Lençóis e Nascentes
1.1. Zonas de água no solo
1.2. Região ou zona de umidade do solo
1.3. Região ou zona intermediária
1.4. Região ou zona saturada (Lençol)
1.5. Orla de capilaridade (Franja capilar)
Módulo 2 - Nascentes
2.1. Origem e formação das nascentes
2.2. Classificação de nascentes quanto à vazão
2.3. Processo hidrológico de manutenção de nascentes
Módulo 3 - Medições e Avaliações de Produtividades de Água de Pequenas Bacias Hidrográficas
Módulo 4 - Métodos de Medição de Vazão
Módulo 5 - Análise de Vazões de uma Pequena Bacia
Módulo 6 - Outros Parâmetros Relacionados às Bacias Hidrográficas
Módulo 7 - Fundamentos Hidrológicos de Conservação de Lençóis e Nascente
7.1. Contabilidade de água em pequenas bacias hidrográficas
7.2. A Região de umidade e a movimentação de água no perfil do solo
7.3. Áreas de proteção ambiental e produção de água
Módulo 8 - Tecnologias Aplicáveis a Conservação de Lençóis e Nascentes
8.1. Tecnologias vegetativas
8.2. Tecnologias mecânicas
8.3. Bacias hidrográficas experimentais
Módulo 9 - Plano de Manejo de Pequenas Bacias Hidrográficas para Produção de Água
9.1. Metodologia de planejamento
9.2. Objetivos
9.3. Inventário
9.4. Considerações
9.5. Análise e proposições
9.6. Plano e execução
9.7. Considerações importantes


SIGA AQUI para ver detalhes e o preço




MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://limpezariomeriti.blogspot.com.br

sábado, 14 de novembro de 2015

Prefeitura de Rio Bonito Realiza Plantio de Árvores na Cidade - As Árvores Aumentam a Infiltração das Águas da Chuva no Lençol Freático



       Sobre esse fator do aumento da infiltração das águas de chuva no solo, mesmo quando as árvores estão cercadas de pavimento e asfalto, ou seja, mesmo quando estão em uma área 'impermeabilizada', elas contribuem e muito para a infiltração das chuvas no lençol freático. Quando a chuva cai sobre a copa da árvore, suas águas são interceptadas pelas folhas, e delas correm para os galhos e troncos até alcançarem a área mínima de solo exposto ao seu redor, e finalmente para suas raízes e sub-solo.  Esse mecanismo é como se tivéssemos uma guarda-chuva virado ao contrário, captando a água da chuva para o seu eixo. É fácil perceber que quanto maior e mais densa for a copa da árvore, maior será a quantidade de água de chuva que ela carreará para o lençol freático. 
        Os plantios são rotineiramente  realizados pela Prefeitura de Rio Bonito, e nas fotos estão as mudas de árvores recentemente plantadas ao longo da Rodovia Rodrigues Coelho, que liga o centro da cidade ao Bairro Green Valley e ao novo Fórum de Rio Bonito, na margem da BR 101. 
      O plantio de árvores é fundamental para enfrentarmos as alterações climáticas, além de ser a resposta principal ao problema de crise hídrica. Parece ser fácil, mas a ampliação da cobertura florestal é muito difícil, pois encontra, ainda, os obstáculos das queimadas e incêndios florestais e as pragas. Portanto, é importantíssimo que a população contribua para o crescimento das mudas, que é muito lento e costuma levar pelo menos três anos.  
     Deixo meus sinceros parabéns à Secretária Kátia Simone - Secretária de Desenvolvimento Urbano de Rio Bonito,  e ao Secretário Murilo Oliveira - da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito, que estão contribuindo muito com o aumento da cobertura vegetal, que é a melhor resposta para enfrentarmos os graves problemas climáticos e de segurança hídrica.
   Foto acima - Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito realizou plantio de mudas no Bairro Monteiro Lobato (abril de 2015).


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Livro - Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade (código do produto: 7433311)






        Este livro aborda os principais temas relacionados com as empresas e o meio ambiente, tais como: desenvolvimento sustentável, legislação ambiental municipal, sistemas de gestão ambiental, comércio internacional, mudança climática global e o Protocolo de Kyoto, produção mais limpa, ecoeficiência, marketing verde, responsabilidade ambiental e cidadania.

       Além disso, trata de questões vinculadas e que são da máxima importância para as empresas, como a responsabilidade ambiental empresarial e a relação com as comunidades locais, dando especial ênfase no papel das administrações públicas municipais.

       A obra apresenta estudo de caso elucidativo da relação entre a cidadania ambiental emergente e as empresas, discutindo os efeitos da ampliação do debate ecológico na tomada de posição das pessoas e as organizações não governamentais. O livro utiliza exemplos recentes de problemas ambientais, contextualizando-os em cada capítulo com os conceitos apresentados.

      Livro-texto para a disciplina Gestão Ambiental dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Gestão Tecnológica Ambiental e Direito com ênfase em meio ambiente, além de outros cursos que incluem a disciplina em seus currículos plenos. Leitura complementar para disciplinas que abordem o desenvolvimento sustentável em seus múltiplos aspectos. Obra de relevante interesse também para micro, pequenos e médios empresários interessados em obter um conhecimento mais abrangente do envolvimento das empresas com a questão ambiental. 









MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://limpezariomeriti.blogspot.com.br

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Conheça o Instituto BVRio e a Bolsa de Valores Ambientais BVRio

Recebi por email: 

"

                     

9 Novembro 2015
     
Instituto BVRio lança novo website
O Instituto BVRio promove o uso de mecanismos de mercado para o cumprimento de leis ambientais, enquanto a Plataforma BVRio opera este mercado

Rio de Janeiro, 09 de Novembro de 2015 – A Bolsa Verde do Rio de Janeiro agora será denominada de Instituto BVRio, e lança hoje seu novo website (www.bvrio.org). Sua plataforma de negociação de ativos ambientais, previamente chamada de BVTrade, agora será chamada de Bolsa de Valores Ambientais BVRio, e seu endereço de internet seráwww.bvrio.com.
 

O Instituto BVRio (iBVRio) é uma organização sem fins lucrativos com a missão de promover o uso de mecanismos de mercado para facilitar o cumprimento de leis ambientais e apoiar a economia verde no Brasil.
 
A criação do iBVRio faz parte de uma estratégia de contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema de atores envolvidos nas atividades relacionadas à economia ambiental. Nesse sentido, o iBVRio realiza de forma sistemática um intenso trabalho de promoção e divulgação de conceitos e instrumentos de mercado.
 
A missão do iBVRio inclui, ainda, a promoção de meios de negociação efetiva de ativos ambientais, como forma de demonstração concreta da viabilidade dos conceitos por ela desenvolvidos (prova de conceito). Com esse propósito foi também estruturada a Bolsa de Valores Ambientais BVRio, uma empresa de impacto que tem como objetivo alavancar capital do setor privado para implementar e dar escala às atividades pré-operacionais desenvolvidas pelo Instituto BVRio.
 
O Instituto BVRio e a Bolsa de Valores Ambientais BVRio foram concebidos para agir de forma complementar para criar as condições necessárias e demonstrar a viabilidade do desenvolvimento de uma economia ambiental nos setores em que atuam.
 
Sobre o iBVRio
 
A Instituto BVRio tem como missão promover o uso de mecanismos de mercado que facilitem o cumprimento de leis ambientais brasileiras. Através da sua plataforma BVRio (www.bvrio.com), a organização apoia o desenvolvimento de mercados ambientais em todo o Brasil. A organização foi vencedora do Katerva Awards 2013, categoria Economia e nomeada Líder em Ação Climática pela R20 - Regions of Climate Action, e é membra da Forest Legality Alliance.
 
 
Imprensa - Press Office
Gabriel Figueira - gabriel.figueira@bvrio.org
Tel +55 21 3596-4006/4007




"


MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://limpezariomeriti.blogspot.com.br

terça-feira, 3 de novembro de 2015

O lixo que jogamos nos oceanos - Recebemos de Deus um paraíso e estamos transformando tudo em um lixão

           O Jornal Nacional da Rede Globo de televisão acabou de apresentar uma matéria sobre o lixo jogado nos oceanos. Segundo os pesquisadores a quantidade de lixo plástico que cai nos oceanos, a cada ano, chega a 8 milhões de toneladas. 
    O lixo lançado ao chão em cidades distantes milhares de quilômetros do mar acaba chegando até ele viajando pelos rios e sendo arrastado pelas chuvas. Mas aqui no Brasil, como no resto do mundo,  a maior parte da população vive bem pertinho do mar, e bem concentrada ao longo dos rios. 
Foto acima, 04 de maio de 2011: Newton Almeida tira uma selfie mostrando lixo depositado na margem da Baía de Guanabara, em frente ao Carrefour de Neves, São Gonçalo / RJ (BR 101).

       Os animais morrem aos milhares, diariamente, por causa do lixo nos mares, sejam enrolados em restos de redes ou tecidos, e na maior parte das vezes ingerindo os resíduos, pensando se tratarem de alimento. Uma tristeza saber que somos como uma praga que está exterminando todas as outras espécies.  
      Pense nisso, no sofrimento dos animais e da natureza, e sempre procure destinar corretamente seu lixo. Recebemos de Deus um paraíso e estamos transformando tudo em um lixão! Limpar o ambiente é nossa obrigação! 


* Siga aqui para ver mais sobre o Lixão do Pacífico e seus impactos ambientais *

MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://limpezariomeriti.blogspot.com.br

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Logística Reversa e Sustentabilidade - 89903 (084616500)

Logística Reversa e Sustentabilidade - 89903 (084616500)





Logística Reversa e Sustentabilidade - 89903 (084616500)





MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://limpezariomeriti.blogspot.com.br