quarta-feira, 23 de março de 2016

O Cenário Preocupante com Relação aos Recursos Hídricos Exige Contribuição de Cada Cidadão

      Alguns poucos ganhando fortunas às custas do prejuízo ambiental para o resto da população. 
       O cenário de destruição deixado na Bacia do Rio Doce é um severo alerta para que cada cidadão brasileiro contribua com os recursos hídricos. 
       É uma realidade muito presente no Brasil, infelizmente, onde a desigualdade social pode ser comparada a uma desigual distribuição dos recursos naturais. Poucos, muito poucos, são possuidores da quase totalidade da riqueza dos recursos naturais, explorando-a de maneira predatória, subjugando até o poder público face, ao seu enorme poder, e deixando o prejuízo do ambiente devastado para o povo indefeso. 
           Os caminhos para diminuir esse quadro são a ampliação das áreas de preservação, remuneração de famílias de agricultores e dos povos das florestas pelos serviços ambientais prestados (proteção às matas ciliares, nascentes, etc.),  severa fiscalização ambiental com real punição sobre os infratores (e recuperação financeira dos prejuízos), e o desenvolvimento de práticas de utilização sustentável dos recursos naturais.           


            Vamos juntos proteger e defender o que possuímos de maior valor: biodiversidade. Cada brasileiro, por mais humilde que seja, pode e deve fazer sua parte. 
           O mais promissor ciclo econômico é aquele em que possamos usufruir sustentavelmente dos recursos naturais, organizando de uma vez uma rede de proteção sobre a nossa biodiversidade, protegendo, trabalhando com consciência e verdadeiramente retornando às sábias raízes de nossos povos ancestrais: tudo devemos à natureza, nossa riqueza é a natureza. 



MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://limpezariomeriti.blogspot.com.br

domingo, 20 de março de 2016

Livro - Outro Lado do Meio Ambiente Uma Incursão Humanista na Questão Ambiental, O (Cód. 205992)





           Clique nesse link aqui para saber mais detalhes desse 

Livro - Outro Lado do Meio Ambiente Uma Incursão Humanista na Questão Ambiental, O (Cód. 205992)





MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://limpezariomeriti.blogspot.com.br

terça-feira, 15 de março de 2016

Instituto BV Rio Propõe a Criação de um Plano Nacional para Implementação do Código Florestal

Recebi por email : 

                      



BVRio, Março 15/3/2016
 
O novo Código Florestal Brasileiro é um dos instrumentos de política pública ambiental mais relevantes da atualidade, com potencial de servir de base para um grande programa de desenvolvimento social e econômico do meio rural, um modelo de “Green New Deal” brasileiro.
 
No entanto, é importante ter-se em mente as dificuldades para a implementação da Lei. Dentre outras, observa-se uma inércia no processo de regulamentação das CRAs devida, a nosso ver, aos diversos entendimentos (ou falta de), interpretações, e interesses das partes interessadas. Talvez o mais deletério seja a coexistência de interesses de setores diversos não rurais, como cartórios, setor financeiro e oposições políticas, aliado à falta de determinação governamental em um momento de crise econômica e política.
 
não implementação da Lei representaria um desperdício de uma valiosa oportunidade. É importante não ceder ao pleito, liderado pela parcela minoritária de produtores rurais que ainda não aderiram ao CAR, de adiamento do prazo final para a inscrição no CAR.
 
Faz-se fundamental a criação de um Plano Nacional para a Implementação do Código Florestal.

Ler texto completo em www.bvrio.org/blogs.
 
 
 
 
Sobre a BVRio 
 
O Instituto BVRio (www.bvrio.org), é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover mecanismos de mercado que facilitem o cumprimento de leis ambientais brasileiras. A organização foi vencedora do Katerva Awards 2013 (categoria Economia), e foi nomeada Líder em Ação Climática pela R20 - Regions of Climate Action.



                                 "


MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://limpezariomeriti.blogspot.com.br