BVRio, Março 15/3/2016
O novo Código Florestal Brasileiro é um dos instrumentos de política pública ambiental mais relevantes da atualidade, com potencial de servir de base para um grande programa de desenvolvimento social e econômico do meio rural, um modelo de “Green New Deal” brasileiro.
No entanto, é importante ter-se em mente as dificuldades para a implementação da Lei. Dentre outras, observa-se uma inércia no processo de regulamentação das CRAs devida, a nosso ver, aos diversos entendimentos (ou falta de), interpretações, e interesses das partes interessadas. Talvez o mais deletério seja a coexistência de interesses de setores diversos não rurais, como cartórios, setor financeiro e oposições políticas, aliado à falta de determinação governamental em um momento de crise econômica e política.
A não implementação da Lei representaria um desperdício de uma valiosa oportunidade. É importante não ceder ao pleito, liderado pela parcela minoritária de produtores rurais que ainda não aderiram ao CAR, de adiamento do prazo final para a inscrição no CAR.
Faz-se fundamental a criação de um Plano Nacional para a Implementação do Código Florestal.
Ler texto completo em
www.bvrio.org/blogs.
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial