O Cenário Preocupante com Relação aos Recursos Hídricos Exige Contribuição de Cada Cidadão
Alguns poucos ganhando fortunas às custas do prejuízo ambiental para o resto da população.
O cenário de destruição deixado na Bacia do Rio Doce é um severo alerta para que cada cidadão brasileiro contribua com os recursos hídricos.
É uma realidade muito presente no Brasil, infelizmente, onde a desigualdade social pode ser comparada a uma desigual distribuição dos recursos naturais. Poucos, muito poucos, são possuidores da quase totalidade da riqueza dos recursos naturais, explorando-a de maneira predatória, subjugando até o poder público face, ao seu enorme poder, e deixando o prejuízo do ambiente devastado para o povo indefeso.
Os caminhos para diminuir esse quadro são a ampliação das áreas de preservação, remuneração de famílias de agricultores e dos povos das florestas pelos serviços ambientais prestados (proteção às matas ciliares, nascentes, etc.), severa fiscalização ambiental com real punição sobre os infratores (e recuperação financeira dos prejuízos), e o desenvolvimento de práticas de utilização sustentável dos recursos naturais.
Vamos juntos proteger e defender o que possuímos de maior valor: biodiversidade. Cada brasileiro, por mais humilde que seja, pode e deve fazer sua parte.
O mais promissor ciclo econômico é aquele em que possamos usufruir sustentavelmente dos recursos naturais, organizando de uma vez uma rede de proteção sobre a nossa biodiversidade, protegendo, trabalhando com consciência e verdadeiramente retornando às sábias raízes de nossos povos ancestrais: tudo devemos à natureza, nossa riqueza é a natureza.
MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://limpezariomeriti.blogspot.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial