A Dragagem do Rio Pavuninha precisa Alcançar o Rio Pavuna - Meriti
* Postagem do dia 06/12/2009 , transferida de outro blog do Newton Almeida *
O INEA está desassoreando o Rio Pavununinha. Visitei o local semana passada ( 02 de dezembro ) e constatei que o trabalho deverá levar mais de um mês para ser concluído, pois a extensão total é 1,5 quilômetros, com largura média de 15 metros. Estão utilizando uma dragline 22B, retroescavadeira e caminhão basculante. A eficiência dessa obra de manutenção dependerá do comportamento da população da região ( dos municípios do Rio de Janeiro e São João de Meriti) com relação ao lançamento de lixo nas ruas e rios. As duas prefeituras estão mantendo limpos os três terrenos que eram depósitos de lixo. Essa limpeza e desassoreamento são medidas preventivas de doenças como a dengue.
O Rio Pavuninha era uma ramificação do Rio Pavuna, mas a cerca de quinze anos ele foi aterrado para evitar que o volume de águas do Pavuna causasse a cheia do Pavuninha. Não consegui, até hoje, descobrir quem foi o autor dessa “ barbeiragem ambiental “, para não dizer pior. O Rio Pavuninha passou a ser um simples canal de drenagem de águas superficiais e esgoto .
Posteriormente ele passou a receber, a uma distância de um quilômetro do rio Pavuna, um córrego desviado que nasce em Venda Velha e desaguava no Rio Pavuna, antes da feira. Segundo eu fui informado, há uns dez anos esse córrego foi desviado para o Pavuninha, devido a uma obra feita na Dutra, ocasionando constantes transbordamentos . Construíram um muro, a pedido dos moradores desesperados, onde o córrego deságua no Pavuninha. O muro não funcionou, pois é claro que as águas iriam transpô-lo. Apenas foi outro gasto inútil de dinheiro.
Quem tiver maiores detalhes sobre essas obras passadas e outras invenções nesses rios eu peço que me informem, para podermos relatar os fatos com maior exatidão.
Eu fiquei conversando com os moradores para trocar experiências . E o Sr. Varnô me contou sobre o desvio desse córrego na Dutra e dos tempos em que esses rios eram a riqueza da região. As pessoas podiam tomar banho neles, utilizar suas águas para todos os fins, utilizá-los em atividades econômicas, como transporte e pesca, por exemplo.
O Sr. Varnô contou que a última cheia do Pavuna / Pavuninha aconteceu no grande apagão do dia 12 de novembro (ou próximo a esse dia). Eu gostei de ver a criatividade do Sr. Varnô que construiu um pequeno dique de contenção e também um tampão de PET na saída das águas superficiais do seu quintal ( conforme a foto ) e do esgoto ( não tirei fotos). Quando as chuvas fortes começam a se formar ele rosqueia a tampa no PET e qualquer água da rua é impedida de entrar, impedindo o que chamamos de refluxo.
Eu preciso falar que estou ansioso para registrar a dragagem do Rio Pavuna, tão ansiosamente esperada por milhares e milhares de moradores .
Quando será que vão dragar o Rio Pavuna / Meriti ?
MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO
1 Comentários:
Oi
Venha ver a bela dragagem. Bem um amontoado de lixo nas margens do rio. Rezar pra não chover e os caminhões que recolherao o lixo cheguem logo.
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial