Urubus Colocam em Risco Aviões e Helicópteros no Rio de Janeiro
Acabou de dar uma matéria na televisão sobre o risco que os urubus representam para o espaço aéreo do rio de Janeiro. Mas na verdade o risco é a falta de limpeza da cidade, no caso o Aterro Encerrado de Gramacho, que tem como consequência a concentração dos urubus na região.
Segundo a matéria, da Band, em 2012 aconteceram 62 choques de aviões com urubus, que trouxeram consequências de prejuízos econômicos às aeronaves, como para-brisas quebrados e carenagens com buracos. Se um urubu entrar numa turbina ela pode chegar a explodir.
Imagem do Google Earth : marcadores em amarelo mostram a localização do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim e o lixão encerrado de Gramacho, na Baía de Guanabara.
Depois do encerramento do lixão de Gramacho ele continua recebendo lixo, por vezes clandestino, e principalmente por causa de uma operação diária de transferência de lixo, realizada pela COMLURB (companhia de limpeza do Rio de Janeiro), para os aterros sanitários da região. Caminhões que coletam lixo em bairros próximos ao lixão de Gramacho descarregam lá, e máquinas enchem carretas grandes para que o lixo seja levado a aterros sanitários. Mas, nessa operação, chamada de transbordo de lixo, o ambiente sempre fica com lixo acumulado, atraindo os urubus.
Foto de 2011 da entrada do Aterro de Lixo de Gramacho, do Google Earth.
A distância do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim a esse lixão encerrado é de uns cinco quilômetros. O recomendado por normas internacionais é de pelo menos 20 quilômetros.
Foto do Aeroporto Internacional (via de acesso e saída), de 2011 : Fonte Google Earth .
Espero que providências sejam tomadas no sentido de a COMLURB realizar a limpeza diária do local. Os urubus fazem parte da fauna nativa do bioma Mata Atlântica, e a sua presença voando nesse espaço aéreo é culpa da sujeira. A solução é a tão sonhada limpeza do ambiente !
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial