Aquecimento Global : Consequências sobre os Solos : Aumento de Intemperismos : Evaporação
" Efeitos do Aquecimento Global nos Solos
De acordo com Wild (1993), se a emissão de gases na atmosfera continuar no ritmo em que vem ocorrendo atualmente, existem previsões de aumento da temperatura, de 0,3° C por década, o que acarretaria aumento de 6 cm do nível dos oceanos por década. A quantidade de gás carbônico na atmosfera deverá dobrar até a metade do século 21, caso persistam as atuais emissões desses gases. Enfim, existem várias previsões sobre os efeitos do aquecimento global, sobre a atmosfera, oceanos, seres vivos, solos, etc. Muitas delas são ainda hipóteses ou especulações, mas certos cuidados devem ser tomados, pois os exemplos têm mostrado que a recuperação de ecossistemas é, quase sempre, mais difícil e mais cara do que as ações preventivas.
Em relação aos solos, os efeitos sobre suas propriedades e processos não podem ainda ser totalmente definidos, mas algumas modificações podem ser apontadas em caráter preliminar. A primeira consequência é o aumento das taxas de intemperismo, bem como a oxidação de matéria orgânica e outros processos biológicos, além da maior evaporação para a atmosfera de água dos solos e de outros gases. É bem provável que o aumento de temperatura altere alguns padrões regionais de distribuição de chuvas. Com isso, algumas áreas poderiam tornar-se mais úmidas, e outras, mais secas. Além de alterar a erosividade das chuvas, haveria também influência sobre as propriedades dos solos, que poderiam, em maior ou menor escala, se adaptar a essas mudanças de temperatura e regimes pluviométricos.
Além dos efeitos diretos sobre os solos, existem ainda os efeitos diretos sobre a economia dos países. Por exemplo, o aumento do nível do mar, caso ocorra ao ritmo de 6 cm por década, no século 21, provocaria a inundação de áreas costeiras, em países como Egito e Bangladesh, que teriam vastas áreas agrícolas inutilizadas. Dessa forma, grandes extensões de solos férteis, que são utilizados, na atualidade, para a agricultura, estariam sob as águas, em várias partes do mundo. No Reino Unido, Boardman (1990) chama a atenção do risco para o aumento da erosão, caso a temperatura aumente em apenas 1° C. É que esse aumento propiciaria a expansão do cultivo do milho para área bem maior no Reino Unido. O milho tem causado processos erosivos acelerados, onde é praticado, sendo, atualmente, cultivado apenas no extremo sul da Inglaterra, onde as temperaturas são um pouco mais elevadas do que no resto do país.
As consequências do aquecimento global sobre os solos, analisadas sob a forma de alguns exemplos, dão a dimensão da seriedade do problema. Toda a superfície terrestre sentirá os efeitos, com maior ou menor intensidade. No entanto, os solos que dependem de uma série de fatores para a sua utilização e que, ao mesmo tempo, são fundamentais para a sobrevivência dos vegetais, dos animais e do próprio homem sentirão, sem dúvida nenhuma, os efeitos do aquecimento global. "
Fonte : GUERRA, Antonio José Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista da. GEOMORFOLOGIA - UMA ATUALIZAÇÃO DE BASES E CONCEITOS. Editora Bertrand Brasil. 5ª edição. Rio de Janeiro : 2003 .
MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial