quinta-feira, 5 de junho de 2014

Automóvel Movido a Óleo de Cozinha Reciclado : Reciclagem de Óleo de Cozinha : SEA - RJ

"   SECRETARIA DO AMBIENTE INCENTIVA À RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA NO CENTRO DO RIO

 03/06/2014 - 00:00h - Atualizado em 03/06/2014 - 12:53h
 » Ascom SEA   -   Secretaria de Estado do Ambiente  / RJ
Carro movido a óleo vegetal visitará cem escolas do entorno da Baía de Guanabara sensibilizando cerca de dez mil alunos quanto à preservação de rios e canais de sua bacia


   Um automóvel Mercedes-Benz ano 58 movida a óleo de cozinha esteve em exposição nesta terça-feira (3/6) no meio da Praça XV, no Centro do Rio. A cena inusitada serviu para atrair a atenção dos pedestres que eram informados por agentes da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha à reciclagem evitando a poluição de rios e canais que desembocam na Baía de Guanabara.

Durante a ação, o secretário do Ambiente Carlos Portinho anunciou a Jornada Elos da Cidadania - Caminhos e Descaminhos da Baía de Guanabara - que percorrerá com a Mercedes 58 mais de cem escolas do entorno da baía, mobilizando cerca de dez mil alunos.

“Esse carro já rodou a América do Sul e agora vai percorrer as escolas do entorno da Baía de Guanabara para mostrar a essa nova geração as oportunidades que existem para o reaproveitamento desse óleo vegetal, tão danoso às águas da baía. Temos um programa que já encaminha um volume enorme de óleo para reciclagem e estamos estudando um convênio com a Comlurb para ampliar ainda mais o seu alcance com a instalação de pontos de coleta”, declarou Portinho.

O automóvel menos poluente e mais em conta ao bolso foi idealizado por três professores da rede estadual e rodará pelos 15 municípios do entorno da Baía a partir de julho sendo reabastecido com o óleo vegetal doado por uma rede de solidariedade formada pelos próprios estudantes das escolas públicas visitadas.

“Esse projeto desenvolvido com a secretaria vai levar palestras de cidadania, meio ambiente, motivação e sustentabilidade aos alunos”, disse o professor e idealizador do projeto da Mercedes, Gilmar Guedes.

Em frente a estação das barcas, agentes e alunos vinculados ao programa Elos da Cidadania, da Superintendência de Educação Ambiental (Seam), distribuíram panfletos informativos, adesivos e funis do Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove) aos pedestres que passavam pelo local.

O coordenador do Prove, Eduardo Caetano, explicou que a maior parte do óleo de cozinha é despejada em ralos, causando o entupimento das tubulações dos edifícios e das redes de tratamento de esgoto, acarretando prejuízos à população e às concessionárias de saneamento:

“Nos locais onde não há rede de saneamento o óleo vai parar nos corpos hídricos prejudicando a fauna e flora ao formar uma película na superfície da água. O óleo de fritura usado deve ser disposto em garrafas PET e armazenado pelo condomínio ou estabelecimento comercial que deve contatar uma cooperativa de catadores cadastrada no PROVE ou o próprio programa, que irá até o local para recolher o material”.

Em 2013 o Prove recolheu quatro milhões de litros de óleo de cozinha de residências e estabelecimentos comerciais do Estado do RJ sendo que 98% desse material é reutilizado na fabricação de sabão. Para informações sobre a retirada de óleo de estabelecimentos comerciais ou condomínios, os interessados devem contatar o Prove pelos telefones (21) 2334-5902 ou (21) 2223-2664, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, ou pelo email prove@ambiente.rj.gov.br.

A ação de educação ambiental foi promovida pela SEA em parceria com a CCR Barcas. 

     Foto : Cezar Müller            

                                                                                    "

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial