Dia Nacional da Mata Atlântica : Planos Municipais da Mata Atlântica : Reflorestamento em Rio Bonito
" NO DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA, SEMINÁRIO DEBATE AÇÕES INTEGRADAS DE PRESERVAÇÃO DO BIOMA
26/05/2014 - 00:00h - Atualizado em 26/05/2014 - 11:20h
» Ascom SEA - RJ
Planos Municipais da Mata Atlântica vão propor estratégias para 12 cidades da Região dos Lagos
Nesta terça-feira, 27 de maio - Dia Nacional da Mata Atlântica – a AEMERJ - Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro, a ONG ISER e a SEA, em conjunto com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, farão um seminário para lançamento do projeto e a divulgação das ações dos Planos Municipais da Mata Atlântica na região Lagos São João, que envolve os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.
A primeira região contemplada com a iniciativa foi o Noroeste Fluminense, em uma parceria com o COSEMMA - Conselho de Secretários Municipais de Meio Ambiente, na qual foram elaborados de 14 planos. Entre os resultados alcançados em defesa do bioma Mata Atlântica estão a criação de dez Unidades de Conservração Municipais, protegendo 26.709,71 hectares; de cinco Corredores Ecológicos Florestais e a produção de um projeto executivo para a recuperação em 500 hectares de mata ciliar.
Os Planos são instrumentos de planejamento e de gestão que promovem, junto aos municípios, ações para a conservação e a recuperação da Mata Atlântica, indicando trabalhos de forma objetiva e fornecendo informações ambientais para o aperfeiçoamento da gestão ambiental local. Articulados com outros instrumentos de planejamento municipais, como os Planos Diretores e os Planos Municipais de Saneamento eles privilegiam processos participativos, de responsabilidades compartilhadas.
Os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro é fruto de um arranjo institucional constituído pela AEMERJ - Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro, pela ONG ISER e pela SEA, através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas. "
Comentário do Newton Almeida
O Dia Nacional da Mata Atlântica foi comemorado ontem, e a região do Estado do Rio de Janeiro que mais avançou na coleta e tratamento de esgoto está lançando seu grito em defesa da Mata Atlântica. É claro que um discurso sem ação não leva a nada. O Governo do Estado do Rio de Janeiro auxiliou municípios do Noroeste com seus Planos Municipais da Mata Atlântica, e o Consórcio Lagos São João também alavancou recursos aos seus municípios.
Muito bom terem integrado Rio Bonito nesse processo, já que o reflorestamento da Petrobrás, que contratou uma ONG, pelo COMPERJ, para reflorestar os municípios do seu entorno, entre eles Rio Bonito, conforme condicionantes ambientais, ainda não prestou contas ou ao menos divulgou quantas mudas plantou. Estamos na torcida. Viva a Mata Atlântica !
Viva o pensamento sobre a Sustentabilidade, viva os discursos bonitos, e viva muito mais ainda as ações práticas de reflorestamento !
As fotos são do dia 24 de setembro de 2013, quando realizamos ação de reflorestamento no Parque Natural Municipal de Rio dos Índios. Eu estava Secretário Municipal de Meio Ambiente, e plantamos 120 mudas com o Circo Ambiental, Roberto de La Costa e Viviane, e alunos de Escola Municipal Raulbino Mesquita.
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial