terça-feira, 4 de novembro de 2014

Toneladas de Peixes Morrendo na Baía de Guanabara : INEA Não Encontra Vestígios de Substâncias Tóxicas nas Águas

       Há cerca de três semanas que grandes quantidades de peixes mortos vem sendo encontradas nas águas da Baía de Guanabara. Os peixes são todos Savelhas, de acordo com relato de pescadores e confirmado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Segundo a COMLURB foram retiradas 20 toneladas de peixes mortos nessas últimas semanas.


     Além das savelhas, foram encontradas quatro tartarugas mortas em praias da Ilha de Paquetá, nos últimos dias. Segundo os moradores, duas saíram das águas nadando e morreram na areia. Isso mostra que a possível causa é a intoxicação por alguma substância. Mas o INEA nega essa possibilidade. Técnicos do INEA dizem que não há indício de qualquer toxicidade anormal, e que talvez a causa da morte das Savelhas seja a alta temperatura das águas, que chegam a 30º centígrados na proximidade da superfície. De acordo, ainda com o INEA, as Savelhas são peixes sensíveis que poderiam estar morrendo devido à alta temperatura das águas. Amostras de peixes mortos e da água forma encaminhas para análise na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É muito pouco provável que  alguma elevação da temperatura das águas  possa ser  responsável pela morte de toneladas de peixes.


     Os pescadores estão alarmados com o problema e não conseguem encontrar pescado, como antes. Para eles as Savelhas são peixes mais lentos que não conseguiram nadar para longe das águas contaminadas da Baía de Guanabara, no entorno de Paquetá e da Ilha do Governador. Quando os pescadores conseguem voltar com peixes, eles não conseguem vendê-los, pois todos estão com medo de se contaminar também.  O presidente da Ahomar (Associação de Homens e Mulheres do Mar da Baía de Guanabara), Alexandre Anderson de Souza, vem percorrendo as águas da baía durante os últimos dias, encontrando peixes agonizando, parecendo buscar oxigênio. “É um absurdo que isso venha ocorrendo há semanas, sem que o poder público tome uma providência. Milhares de famílias dependem da pesca e estão passando por dificuldades. Essa é mais uma de uma série de contaminações da água e outras intervenções que vem tentando inviabilizar o nosso trabalho na baía”, disse o presidente. Para os pescadores navios muito pesados, como os que transportam equipamentos para o COMPERJ, e obras de dragagem ilegais, poderiam estar revolvendo o fundo da Baía de Guanabara, que é impregnado de substâncias nocivas, e  com isso os peixes morrem. 


   Já para outros pescadores essas Savelhas são um tipo de peixe de muito baixo valor para o mercado, por terem muitas espinhas, e é comum que grandes navios pesqueiros as joguem fora. Teremos que aguardar os laudos técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro para entenderemos o que vem acontecendo. 

Fonte:    http://tvuol.uol.com.br/video/baia-de-guanabara-e-tomada-por-peixes-mortos-no-rj-04024D1A3570D0813326 
        http://racismoambiental.net.br/2014/11/pesca-artesanal-na-baia-de-guanabara-entra-em-crise-com-morte-de-milhares-de-peixes/


0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial