Praia de José Gonçalves em Búzios : Seria importante que a estrada de acesso fosse interditada para automóveis
A Praia de José Gonçalves em Búzios é de difícil acesso para quem vai de automóvel, devido às condições da estreita estrada de acesso de uns dois quilômetros. Essa é uma pequena praia de mar perigoso, limitada por dois costões rochosos, que é muito atrativa aos surfistas. Em 2009 foi implantado um programa de produção de mexilhões e ostras, chamado "fazenda marinha", pela Prefeitura de Búzios em parceria com o Sebrae, na época em que a atuante Adriana Saad era Secretária Municipal de Meio Ambiente e pesca.
Quando visitei essa praia, em novembro de 2014, não vi qualquer vestígio desse projeto para melhoria da renda dos pescadores locais. Percebi apenas duas "barracas de praia" que comercializam bebidas e comida. Uma delas parece até o padrão de casa do desenho animado do Fred Flinston. Caso alguém tenha notícia desse projeto "fazenda marinha", por favor informe-nos, deixando um comentário.
Na estrada de acesso eu ouvi diversos cantos de pássaros e nos deparamos com um lagarto bem grande, de um metro, que correu da estrada para dentro da bonita mata. Essa mata não tinha qualquer vestígio de queimada e suas árvores eram mais altas que o comum, o que indica a possibilidade de terem sido plantadas em algum reflorestamento. Ao longo da estrada havia pequenas trilhas sinalizadas de que só poderiam ser percorridas de bicicleta, proibindo o trânsito de motocicletas.
A Praia de José Gonçalves está inserida na Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil, e eu li algo bem interessante sobre uma ONG criada para proteger a mata atlântica dessa região, vejam:
" O Núcleo Ecológico José Gonçalves nasceu da necessidade de proteger uma das mais importantes áreas de Mata Atlântica preservada no mundo, a Apa do Pau Brasil - Parque Costa do Sol em Armação dos Búzios e seu entorno. No Ano de 1999 a entidade teve sua primeira participação voluntária em parceria com o Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica, na Semana do Meio Ambiente, uma iniciativa da coordenadora Silvana e do Presidente do Núcleo, Joni Amorim visando à realização de uma Gincana Ecológica e mutirão de limpeza no Bairro e na Praia de José Gonçalves, com aulas de educação ambiental para jovens e crianças despertando a valorização e a preservação do nosso Patrimônio Ambiental. "
A Praia de José Gonçalves é muito bonita, mas percebo que seria muito importante se a estrada de acesso fosse interditada para os automóveis. Quem se dispuser a ir de bicicleta ou a pé seria bem vindo. Talvez essa medida traga prejuízos aos dois "comércios" na praia, mas pela relevância ambiental do lugar é uma pena esse trânsito desnecessário de automóveis. Quem sabe a praia tornando-se mais preservada ainda os turistas que lá forem saberão valorizar outras formas de renda das famílias, como a venda de mudas de árvores ou plantas e artesanato.
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial