quarta-feira, 14 de maio de 2014

Desenvolvimento Sustentável : Cultivo do café : Cuíca Seleciona Grãos

     O desafio para a humanidade é o desenvolvimento sustentável. Encontrar meios de ampliar a produção e ao mesmo tempo economizar recursos naturais. Desenvolver técnicas que permitam o cultivo de alimentos com a preservação dos biomas. O desenvolvimento sustentável na agricultura necessita de pesquisas científicas para tornar a agricultura orgânica mais produtiva, o que se pode chamar de agricultura sustentável, que produza alimentos para o presente garantindo os recursos naturais para as futuras gerações. 
     O Jornal Nacional mostrou um feliz exemplo de técnica agrícola sustentável, parece que descoberta ao acaso. Muitas invenções humanas tiveram início por acaso, mas isso só aconteceu quando já se estava procurando alguma novidade. Então, lá no Estado do Espírito Santo,  a uns 100 quilômetros da cidade de Vitória,  numa plantação de café orgânico descobriram que algum animal estava roendo os frutos de café maduro, e deixando as sementes ao solo. Esse animal estava escolhendo os frutos mais doces, mais maduros, fazendo uma espécie de seleção natural . Com o tempo verificaram que o animal que seleciona os frutos de café é a Cuíca, um pequeno mamífero nativo da Mata Atlântica. A cuíca vai à noite comer um pouco de café, e isso trouxe lucro para o produtor rural. Perceberam que os grãos que a cuíca deixa são de qualidade maior que os outros. E , agora, chegam a ser comercializados por 14 vezes o valor de um café comum !
   
   Imaginem se o produtor rural tivesse tomado o caminho normal : colocaria algum veneno para que o animal que estivesse comendo os frutos morresse. Mas, a propriedade em questão desenvolve a agricultura orgânica e o produtor rural observou que a cuíca é um aliado, como se estivesse fazendo um trabalho voluntário. 
   Esperamos que muitos outros sigam esse rumo : em vez de lutar contra a natureza descobrir como lucrar preservando a natureza . Viva a cuíca ! 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial