sexta-feira, 13 de junho de 2014

Impactos Ambientais Gerados pela Copa do Mundo do Brasil : Emissão de GEE : Lixo : Poluição do Ar

                       Impactos Ambientais da Copa do Mundo do Brasil 

     O Brasil está sediando, pela segunda vez, um dos maiores eventos de todo o mundo, a Copa do Mundo de Futebol, que está mobilizando a atenção de quase todos os países e grande parte dos 7 bilhões de seres humanos.  Estimativas são de que  em torno de 600 mil turistas estrangeiros venham ao Brasil assistir aos jogos da Copa.
    O Ministério do Meio Ambiente do Brasil, assim como as empresas, e os pesquisadores e cientistas, preocupam-se com a sustentabilidade global.  Os mega-eventos, como a Copa do Mundo do Brasil,  geram impactos ambientais, e eu quero abordar esse assunto, também. 
    Inicialmente, a maior preocupação dos governos, empresas e  organismos gestores, é com o aquecimento global. Em todo grande evento costuma-se calcular a Pegada de Carbono que ele gera, ou seja, calcula-se o seu potencial de geração de gases de efeito estufa. Com isso, investimentos são feitos em projetos ambientais que diminuem a geração de gases de efeito estufa, para equilibrar o impacto ambiental do evento específico no aquecimento global, conforme "normatizado" pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). 

                       A Copa do Mundo vai gerar qual quantidade de gases de efeito estufa ? 

    "  O inventário coordenado pelo MMA estima que as emissões totais  do  Mundial  cheguem   a 1, 5 milhão de toneladas de CO² equivalente (tCO²eq).   Desse total, 87,1% vêm do transporte aéreo internacional e 9,2%, dos voos nacionais (emissões indiretas). O restante se divide entre hospedagem (1,8%), obras (0,5%) e operações (1,4%). Ao fim do campeonato, será concluído um inventário definitivo com a consolidação das emissões de gases de efeito estufa geradas pelo evento.  "  (Fonte  Ministério do Meio Ambiente) 

                          O que é uma  tonelada de CO² equivalente    (CO²eq)  ? 

   As atividades humanas, que são desenvolvidas para suprir as necessidades de alimentação e garantir melhor qualidade de vida, causam impactos ao meio ambiente.  As atividades humanas não tinham relevância em qualquer tipo de desequilíbrio ambiental, ou ecológico, quanto menos climático, até a chegada da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, em 1750. 
   Atualmente, a situação é muito diferente. O desenvolvimento tecnológico trouxe significativos impactos ao meio ambiente, que podem ser mensurados utilizando-se uma unidade de medida , o Carbono Equivalente. 
    De maneira geral, os cientistas concluíram que a utilização exagerada dos combustíveis fósseis (carvão e petróleo)  é o principal responsável pelo aquecimento global. Os gases de efeito estufa, principalmente o CO² e o metano, são os maiores vilões do aquecimento global. Esses gases aumentam o efeito estufa, pois a sua maior concentração na atmosfera aumenta a absorção  do calor dos raios do Sol. 
    Os gases de efeito estufa (GEE) são subproduto de diversas atividades impactantes, como a geração de energia elétrica em usinas termelétricas, as queimadas das florestas, os transportes que utilizam veículos com motores à combustão (navios, aviões, caminhões e automóveis a gasolina ou diesel),  as atividades industriais e até mesmo a agricultura, entre outras.  

         "   A unidade CO²eq   :    Dióxido de carbono equivalente é uma unidade métrica que converte o potencial de aquecimento global de gases que provocam o efeito estufa, (chamados de GEE) em termos equivalentes à toneladas de CO2. A tonelada de emissões de CO2 é multiplicada pelo potencial de aquecimento de outros gases, como o óxido nitroso, o metano e o ozônio. O potencial de aquecimento do óxido nitroso é 310 vezes maior que a do CO2, portanto o CO2 equivalente do metano é igual a 310.  "    Fonte  Ministério do Meio Ambiente     

    Para melhor entendimento   :  " Um evento corporativo de 100 pessoas gera aproximadamente 70 kg de resíduos e emite 6 mil kg de CO², o que equivale às emissões geradas pelo consumo de 3,5 mil litros de gasolina, ou a absorção de carbono de 43 árvores, em 20 anos.   " .
Fonte Revista Exame, Abril ,  20/12/2013 - formas de neutralizar emissões de um grande evento 

                            Outros Impactos Ambientais Gerados pela Copa do Mundo do Brasil
                
    Eu (Newton Almeida) ainda não estou convencido na teoria do aquecimento global, mas concordo  que as grandes cidades geram as chamadas ilhas de calor (ILHAS DE CALOR), assim como a redução das florestas alteram o equilíbrio climático, ocasionando as alterações climáticas.      Mesmo assim, acho excelente que os governos e empresas apliquem os princípios da sustentabilidade.  
     Gostaria de lembrar sobre outros impactos que a Copa do Mundo do Brasil gera : 

 1-  O aumento do descarte de lixo .   Pode-se considerar, de maneira geral que cada   um  de  nós gere 1 quilograma de lixo por dia. Então, teremos um crescimento de 600 mil quilogramas de lixo gerados ao dia, durante a Copa do Brasil, ou 600 toneladas diárias de lixo. Multiplicando pelos 30 dias de duração total do evento teremos a quantidade de 18.000 toneladas de lixo, a mais, sendo descartado. 
   O ideal é que esse lixo fosse todo ele reciclado, para depois ser incinerado ou aterrado de maneira sanitária.  Teremos cerca de 9.000 toneladas de resíduos recicláveis (papelão, plásticos, metais e vidros) que podem ser encaminhados às cooperativas de catadores, para a sua organização e posterior  venda às indústrias, para a reciclagem .  
    Dentro desse ítem, lixo, temos também os dejetos humanos, e o ideal é que o esgoto de todos o hotéis fosse coletado e depois tratado, nas estações de tratamento de esgoto, o que contribuiria para a diminuição da poluição dos nossos rios, lagoas e mares. 

2-   Poluição do ar . Os deslocamentos das pessoas, seja de avião, navio  ou de automóvel, ainda gera significativos impactos na poluição do ar. O Brasil possui a alternativa de combustível menos poluente que é o etanol, o qual é adicionado à gasolina, em 25% do total. Também, o biodiesel pode ser outra alternativa, em vez da utilização do tradicional diesel (subproduto do petróleo), nosso Brasil já possui tecnologia para a reciclagem  dos óleos vegetais e animais. Aliás, o motor a combustão inicial (1893) utilizava óleo vegetal, óleo de amendoim,  mais tarde (1910) é que  o uso do diesel passou a vigorar. Temos que ressaltar que no Brasil é adicionado o biodiesel ao diesel, na proporção de 5%.  
    Atualmente já existe o avião elétrico, ainda experimental, que possui asas enormes cobertas por células solares. É o Solar Impulse (AVIÃO SOLAR) . Uma maravilha, que deverá transportar mais passageiros, do que apenas um, nas próximas décadas, sem qualquer poluição do ar, ou mesmo sem a emissão de ruído.  O mesmo deverá valer para o carro elétrico, que já é uma realidade, não tendo, ainda, seu uso massivo pelo custo  mais alto.  
    A utilização do metrô, no caso de deslocamentos curtos, como dos hotéis para os estádios, é a mais benéfica ao ambiente, já que a geração de energia elétrica no Brasil é predominantemente limpa, com a sua quase total geração através das usinas hidrelétricas. 

3-  Poluição sonora .   Nesse quesito temos que lembrar da Copa do Mundo da África do Sul, com a vuvuzela emitindo vibrações sonoras altíssimas, por aquele povo festivo e alegre.  Aqui no Brasil, a poluição sonora é grande pelo intenso uso dos fogos de artifício ou os rojões. Eu gostaria que os fogos de artifício somente iluminassem os céus, deixando aquela beleza peculiar, sem o barulho irritante que causam. Deveriam observar o incômodo  que essa barulheira gera, deixando nossos cachorros de estimação, que também são gente, completamente desesperados.  Dizem  que alguns passarinhos chegam  à morte, em consequência da emissão do ruído desses terríveis  rojões . 
     Existem outros impactos ambientais, em decorrência da Copa do Mundo, e fiquem à vontade de comentar sobre eles, mas quero reforçar que  a realização  dos mega-eventos são uma espécie de vocação dos brasileiros. Temos o carnaval, que é considerada a maior festa popular do mundo, que também atrai turistas e gera renda.
    Portanto, o importante é cada vez mais, realizar eventos criteriosamente planejados e organizados, e implementar, no dia a dia, as tecnologias verdes e a sustentabilidade. 
     Se você, prezado leitor, tem o interesse em saber sobre os projetos ambientais desenvolvidos pelo Newton Almeida, saiba como adquirir meu livro : Livro do Newton Almeida - Manual Meio Ambiente  . 

MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO  

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial