Parceria entre Ibama e Indígenas - amplia combate a incêndios florestais
A criatividade está sempre presente para resolvermos os problemas. O serviço público no Brasil carece de recursos suficientes para a simples manutenção de tarefas rotineiras, quanto mais para resolver o problema das queimadas e incêndios florestais no imenso Brasil.
A matéria , abaixo, mostra que existem formas de ampliar o alcance dos serviços prestados pelos órgãos públicos, sem necessariamente aumentar a arrecadação: para se alcançar isso são necessários o constante diálogo e a transparência !
" Brigadas indígenas de combate a incêndios florestais são ampliadas pelo Ibama
Brasília (11/04/2014) Fonte www.ibma.gov.br – Com a chegada do período crítico de incêndios florestais, a Portaria nº 4, publicada na última quinta-feira (10), autoriza que o Centro de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo) contrate brigadas indígenas nas regiões mais criticas do país.
A portaria foi divulgada na data em que o Prevfogo comemora 25 anos de existência.
A região de Humaitá, no Amazonas, teve seu contingente ampliado para 58 brigadistas, sendo metade indígenas e metade assentados da reforma agrária. Houve ainda um aumento de 61% no número de brigadas indígenas em relação a 2013, passando de 18 para 29. Ainda está em avaliação a criação de duas brigadas para a etnia Kayapó, no Pará, o que elevaria para 31 o número de brigadas indígenas.
Segundo Rodrigo Falleiros, chefe do Prevfogo, “este aumento se deve à demanda crescente destas comunidades por ações estruturantes de proteção ambiental nos seus territórios e aos excelentes resultados apresentados no primeiro ano do Programa Brigadas Federais”.
Na avaliação dos técnicos do Prevfogo, os indígenas contratados não tiveram dificuldades em aplicar com segurança as técnicas de prevenção e combate aos incêndios florestais ensinadas nos cursos apesar das dificuldades com o idioma. Além disso, apresentaram disciplina e responsabilidade exemplares, resultando em um trabalho eficiente que reduziu a área queimada na maior parte das terras indígenas atendidas pelo programa.
As comunidades indígenas também auxiliaram o Prevfogo, repassando conhecimentos tradicionais sobre a ecologia do fogo e o uso de queimas que estão sendo aproveitados no manejo do Cerrado.
"
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial