quinta-feira, 19 de junho de 2014

Rio de Janeiro Sempre Lindo, até quando chove : Orla da Barra da Tijuca Elevado do Joá : Lagoa Rodrigo de Freitas

    A cidade do Rio de Janeiro é espetacular. Até mesmo em dias de chuva o Rio de Janeiro continua sempre lindo ! 
     As fotos a seguir, eu tirei de dentro do automóvel, meu amigo estava dirigindo, mostrando o mar da Barra da tijuca, outras do calçadão da Avenida Lúcio Costa, do elevado do Joá e da Lagoa Rodrigues de Freitas. São fotos do dia 28 de maio de 2014.








  Fico pensando que a Barra da Tijuca praticamente há trinta anos atrás. Com toda as dificuldades enfrentadas pela economia do nosso Brasil, em décadas sem houvesse qualquer crescimento, mesmo assim a urbanização avançou de uma maneira extrema e sem planejamento, de maneira geral .

   Nesse caso, na Barra da Tijuca, encontramos qualidade no meio urbano . As ruas são bem largas, com calçadas em boas condições. Os condomínios possuem sistemas de tratamento de esgoto, embora seu funcionamento por vezes não aconteça. Enfim,  é um bairro do Rio de Janeiro que pode ser confundido com outra cidade. 





    Sei que existem muito problemas a serem corrigidos ao longo de anos e que demandam investimentos.  

   Estou torcendo para que as obras de tratamento do sistema lagunar da Barra da Tijuca realmente possam ser sustentáveis. Que a coleta e tratamento de esgoto elimine qualquer carga de poluentes nas lagoas.  
    
    


       Tudo muito bonito ! 
   
  O viaduto do Joá é das rodovias com a vista enter as mais bonitas do Brasil.  Também chamado de Elevado do Joá, ele possui duas rodovias, a de  cima com fluxo indo para a Barra de Tijuca e essa de baixo, que vai para o bairro de São Conrado. Foi construído em 1929 pelo Prefeito Antônio da Silva Pinto.  



      A Lagoa Rodrigo de Freitas que a cada dia fica mais bonita. Muitas obras de coleta de esgoto foram realizadas, assim como o desassoreamento constante do Canal  do Jardim de Alá . Estudos mostraram que a areia da Praia do Leblon é transportada para o Canal do Jardim de Alá, se não estou enganado. Então é necessária a constante retirada dessa areia, que permite a entrada da água do mar renovando as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, e a areia precisa ser  devolvida à praia do Leblon. Na verdade essa lagoa é uma laguna. Dois rios principais deságuam nela : rio dos Macacos e rio Cabeça.
   Podem ficar à vontade de me corrigir, caso eu esteja errado, mas parece-me que a obstrução do Canal do Jardim de Alá era uma das causas da mortandade de peixes, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Após a diminuição de lançamento de esgoto na lagoa e a constante dragagem do Canal do Jardim de Alá, a mortandade de peixes na Lagoa Rodrigues de Freitas deixaria de acontecer. Mas em março de 2013 foram estimadas em 65 toneladas a quantidade de peixes mortos. Isso vem se repetindo ano após ano, infelizmente. Os esforços tem que continuar até que o equilíbrio ambiental seja restaurado. Tem gente que diz que isso é um ciclo natural, anterior à qualquer causa antrópica.  Será ? 
     Quero concluir destacando que o Rio de Janeiro é uma cidade muito linda !  Viva o Rio de Janeiro !  Cuidar do meio ambiente é amar a vida !

             
*   Me permitam um breve comercial : eu fui Secretário de Meio Ambiente da cidade de Rio Bonito - RJ, por cinco anos, e escrevi um livro sobre minhas realizações na gestão ambiental. O livro é bem objetivo e tem muitas fotos, retratando que é possível realizar projetos ambientais, numa prefeitura com orçamento pequeno, desde que estejamos seguindo um plano e trabalhemos alinhados com princípios da liderança.  É um ebook , muito fácil de adquirir pelo Hot Mart, a um preço justo. Gostaria muito que lessem : MANUAL  PRÁTICO MEIO AMBIENTE - NEWTON ALMEIDA 
                            

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial