sexta-feira, 20 de junho de 2014

Como o Brasil pode Alcançar o Desenvolvimento Sustentável ? : Como avançar o desenvolvimento econômico / social de maneira sustentável ?


          Desenvolvimento Sustentável  : A  Distribuição da Riqueza  É  a Resposta  ! 

    A saga da espécie humana na Terra deixa cada vez mais as suas pegadas. Pegadas cada vez maiores e mais profundas, como se os nossos  “ pés “ , que conduzem os humanos passos,  estivessem a cada ano aumentando de tamanho .  As marcas dessa saga humana se mostram  a cada grande catástrofe climática, se voltando contra nós mesmos, como nos deslizamentos das encostas da Região Serrana no Estado do Rio de Janeiro, em janeiro de 2011, deixando mais 1.000 pessoas mortas. Catástrofes climáticas intimamente ligadas ao modelo de desenvolvimento econômico predatório e excludente. 
     A grande maioria dos cientistas atesta que conseguimos alterar o regime climático da Terra, que atinge o aquecimento num ritmo alarmante, devido à emissão de gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono ( CO²) . Eu (Newton Almeida) não ainda estou plenamente convencido de que a Terra vai aquecer ano, após ano, mas tenho certeza de que alterações climáticas são conseqüência desses “ passos humanos “ sobre a superfície terrestre. Eu tenho convicção de que a supressão das florestas no mundo, para a expansão da agricultura e criação de animais, e a crescente urbanização que amplia as ilhas de calor, fizeram com que o clima da Terra se alterasse, e as estações do ano não  mais se apresentem  tão  cíclicas quanto a uns 50 anos atrás.  
   É muito comum, atualmente, os dias de calor intenso no inverno e dias de frio no verão. Algo nada comum há umas 50 décadas atrás.  As amplitudes térmicas (diferença entre a maior e a menor temperatura) diárias aumentaram  muito. E não é somente nas áreas densamente urbanizadas, nas grandes cidades ou nessas ilhas de calor :  de dois em dois anos estamos assistindo às secas trágicas na região amazônica.
  Tudo isso fez com que surgisse o termo Desenvolvimento Sustentável, ou seja, queremos continuar vivendo com conforto , e queremos e temos a obrigação de que as populações excluídas do mundo possam alcançar um mínimo de conforto também. E ao mesmo tempo queremos o equilíbrio do meio ambiente, pois sem isso nossa espécie também poderá extinguir-se, junto com a biodiversidade do planeta. 
   O mundo possui uns 200 países, e desses 200 apenas uns 40 são considerados desenvolvidos, onde a  quase totalidade de seus cidadãos tem acesso à alimentação, moradia, cultura e lazer . Só faltam uns 160 países acompanharem esse desenvolvimento.  E é claro que se continuarmos a utilizar os recursos naturais na velocidade atual, não deixaremos um mundo melhor para as gerações que virão. 
  Ainda nesse ano de 2011, espera-se que a humanidade atinja a marca dos 7 bilhões de habitantes.  

     Como é possível   conseguir avançar no desenvolvimento econômico / social de maneira sustentável ?  
     
         A resposta está na distribuição de renda  que se traduz em distribuição de recursos naturais.  Na década de 1970, estudiosos falavam da necessidade de se conter as taxas de natalidade nos países pobres, senão seria impossível alimentar a tantos seres humanos.  (Uma espécie de reavivamento da Teoria  Malthusiana).  Com a ampliação de sistemas de saúde e de vacinação, as populações dos países mais pobres cresceram muito, pois a mortalidade caiu bastante. Mas, o fato é  que famílias que têm acesso à educação , aliado ao crescimento das populações urbanas (fenômeno mundial do crescimento das grandes cidades), e facilidade ao acesso aos meios de controle contraceptivos, têm muito poucos filhos. (Não entrando na polêmica das medidas mais severas adotadas na China, por exemplo). As famílias com acesso à educação e melhor nível de renda  têm menos filhos.  
      A distribuição da riqueza para todos no mundo levará à diminuição do crescimento populacional, que vem sendo confirmado no Brasil, e em outros países ditos emergentes.  Isso é o fundamental  para que possamos alcançar o Desenvolvimento Sustentável.
                                            
     Se no século XIX Castro Alves (1847 -  18871) escrevia as mais lindas e pujantes  poesias sobre a estupidez da escravidão, e se na década de 1980 , o Betinho ( Herbert José de Sousa , 1935 – 1997)  liderou o Brasil na campanha contra a fome, o caminho atual : é a distribuição da riqueza.

   Temos enormes desafios para atingir o Desenvolvimento Sustentável : temos que gerar empregos a partir do aproveitamento das florestas “ em pé”, como a Empresa Natura que agregou valor a centenas, senão milhares, de essências da nossa flora amazônica, gerando empregos e preservando-a ; temos que inventar máquinas, veículos, eletrodomésticos que funcionem com cada vez menos energia ; temos que explorar fontes energéticas não poluidoras (energia eólica, energia das marés, energia das correntes marinhas, energia solar); temos que reciclar o lixo até que ele não mais exista ; temos que implementar a logística reversa em todos os processos e cadeias produtivas ; temos que disseminar os ideais de Chico Mendes num desenvolvimento econômico / ambiental / humano / social .  



     Mas  tudo isso será em vão se a concentração da riqueza ou se a exclusão social continuarem.  A  desigualdade social não precisa ser combatida, mas deve ser sempre lembrada. Já foi provado que distribuir renda aos mais humildes gera crescimento econômico ao país. O ex-Presidente Lula foi uma voz no mundo sensibilizando para a necessidade do crescimento econômico a partir da distribuição da riqueza. 

   Os caminhos são muitos. Podemos distribuir a riqueza investindo muito na educação. Em duas décadas de pesados investimentos em educação teremos, ao final,  um povo com conhecimento e com princípios morais. Outra maneira é valorizar o idoso fazendo justiça quanto ao pagamento da sua aposentadoria. Existe ainda a causa do esporte. Manter desde cedo o apoio ao esporte, junto às crianças de famílias humildes, onde esse futuro atleta possa contribuir com a renda familiar, garantindo que cresça assistido em alimentação, educação, afetividade, para que no futuro seja um cidadão com ideais, contribuindo com seu país sendo o representante de uma verdadeira nação sustentável. 
   Tenho certeza de que conseguiremos um futuro mais justo, com meio ambiente equilibrado com desenvolvimento sustentável  ! 
   O Meio Ambiente externo será equilibrado à medida em que o Meio Ambiente interno de cada um de nós esteja equilibrado. Nossas pegadas deixarão marcas imperceptíveis no ambiente à medida que nossos passos se voltem para dentro de nós mesmos ! 


   *  Prezado leitor (a) tenho certeza de que você  torce pelas causas ambientais, e portanto eu gostaria muito que você lesse meu livro. Tenho certeza de que será uma leitura enriquecedora, principalmente se você for um Secretário de Meio Ambiente, ou um gestor ambiental, ou quem sabe você possui muita curiosidade sobre os projetos ambientais  realizados pelo Newton Almeida .  O meu livro é muito fácil de Adquirir, veja como  :  Manual Prático Meio Ambiente. 

MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO




0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial