sábado, 21 de junho de 2014

Patrulha Verde de Rio Bonito : Combate a Queimadas e Incêndios Florestais


 * Postagem de 07 de janeiro de 2011, transferida de outro blog do Newton Almeida *

   Eu vou fazer 48 anos e com a idade avançando vamos acumulando uma certa experiência. Melhor dizendo, vamos acumulando muitas historinhas que vão somando-se até comporem a nossa história final.
     Depois de uma manhã muito agradável, em que passei ótimos momentos,  bem acompanhado pela  Rosemary , fomos almoçar no melhor restaurante do mundo : o Kilomania , do gaúcho Joacir, aqui de Rio Bonito , é claro.     Saindo do restaurante recordei-me da antiga Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pois passamos na frente da casa onde funcionou , de 2.002 a 2.004 , na margem da BR 101 (Auto pista Fluminense) Km 262 . As três árvores que plantei, com o Carlinhos,  estão bonitas e muito grandes e recordei-me de como começou o Patrulha Verde (foto, direita para esquerda : Murilo, Newton Almeida, Paulo, David e Amauri).
     Bem ali, atrás do Kilomania, e da Marmoraria MARB, tem esse morro com coberto por uma mata. Lá no ano de 2.000 eu estava indo para uma reunião no IBAMA e percebemos (Murilo, Paulo e eu) que essa mata estava em chamas. Paramos o carro, ficamos olhando e resolvemos entrar para apagar o fogo. Pedimos licença e abriram o portão para entrarmos. Com bastante esforço conseguimos apagar o fogo,  utilizando galhos com folhas que quebramos de uma árvore.
    A partir desse dia, decidimos tornar rotina as ações de combate à incêndios florestais em Rio Bonito. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (eu era o secretário) comprou os uniformes e mandamos fazer os abafadores .  E nos pusemos a combater incêndios florestais.
     Foram inúmeros incêndios que apagamos, a qualquer hora do dia. Nos dedicávamos ao Patrulha Verde  até mesmo nas madrugadas. Adorávamos ! Junto com meus colegas, funcionários, da Secretaria de Meio Ambiente , o Murilo, Amauri, Carlinhos, David (foto , camisa vinho), o saudoso Baininho , Olício, Paulo, Vinícius, e outros , uniram-se  à Patrulha Verde, o Márcio Santana (foto acima, de camisa bege, o maior corretor de seguros da região) e outros integrantes da ONG Amigos do PX de Rio Bonito, da qual o Márcio foi um dos fundadores. 
    Quando você vivencia a realidade fica mais compromissado com a solução dos problemas. Eu fazia questão de participar ativamente dos projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente como filosofia de aprimoramento profissional, e numa questão de liderança e motivação. Mas, do Patrulha Verde eu participava com muito gosto.  
    Foram pouquíssimas as queimadas que não conseguimos debelar. Ficávamos combatendo em horas as chamas, batendo com os abafadores, utilizando bombas costais, fazendo aceiros de emergência. No início não tínhamos o conhecimento e técnica, mas a vontade não faltava.
    Para quem pretende ingressar nessa ação eu sugiro muita cautela, que leiam sobre o assunto e sempre combatam os incêndios num grupo grande de pessoas, com comprovada saúde. Pois existem riscos e certamente que são grandes os riscos.
    O prazer de apagar o fogo é enorme. O objetivo é  acabar imediatamente com a agonia e sofrimento da natureza ,  e com coragem  entrar nas matas  colocando sua energia para salvar árvores, pássaros, cobras, roedores ..., enfim dar oportunidade de vida à natureza.  Ao final, o prazer de saber  que  conseguimos acabar com esse sofrimento, saber que fizemos a diferença.  Sinto saudades.
     Esse humilde texto eu dedico como homenagem ao finado Baianinho, Oracílio Merlim era o nome dele, que adorava cultivar as amizades e muito contribuiu para o meio ambiente de Rio Bonito .  Um grande amigo que perdemos (veja ele na foto abaixo) .

      Para conhecer o trabalho que realizei na gestão ambiental, quando fui Secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito (2000 a 2004; 2013 a 2014) basta adquirir o Livro do Newton Almeida - Meio Ambiente , tenho certeza de que irão gostar. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial