Turismo e Sustentabilidade : Pão de Açúcar no Rio de Janeiro : Separação dos Materiais Recicláveis : Limpeza para Sustentabilidade Futura
O turismo é uma atividade que precisa estar aliada com a sustentabilidade. Em geral, os atrativos turísticos precisam estar bem cuidados, limpos, e para isso é necessário o investimento em serviços de rotina, como a coleta e o tratamento do esgoto, varrição e coleta do lixo, principalmente.
Sabemos que a criatividade está sempre rompendo barreiras. Por exemplo, cada vez mais turistas visitam as favelas do Rio de
Janeiro, principalmente após a implantação da Unidades de Polícia Pacificadora, na Rocinha, e no Complexo do Alemão. Então, esse tipo de turismo se vale de conhecer a realidade daquele lugar. Uma realidade bem diferente daquela dos turistas estrangeiros, habituados a viverem em espaços muito amplos e confortáveis. Mas, mesmo nesse tipo de passeio turístico, e no caso do turismo cultural, do turismo religioso, e outros, investimentos em saneamento básico conseguirão atrair mais turistas e manter a garantia da visitação para o futuro.
Aos poucos vamos observando que nosso Brasil está se desenvolvendo. Estarmos ocupando o lugar de sexta maior economia do mundo não deve ser tão surpreendente, já que somos o quinto país mais populoso do mundo. O importante é analisar a renda per capita.
Eu (Newton Almeida) sempre lembro da necessidade de maiores investimentos na educação e saneamento básico para alavancar mais
rapidamente o desenvolvimento do Brasil, que precisa incorporar os princípios do desenvolvimento sustentável.
Visitando o Pão de Açúcar, no sábado do dia 14 de junho de 2014, eu fiquei contente em ver a empresa que administra e explora como fonte de renda, gerando diversos empregos, aquele maravilhoso ponto turístico realiza a separação dos materiais recicláveis.
Manter o ambiente limpo é o básico, e não é o suficiente. É preciso manter equipamentos de coleta, as lixeiras específicas, para o recolhimento dos recicláveis, separá-los e acondicioná-los até que sejam transportados para as indústrias de reciclagem. Os vidros, os papéis, os plásticos e as cobiçadas latinhas de alumínio, podem ser fonte de pequena renda extra, e tem que ser separados do lixo comum, em cumprimento à Lei 12.305/ 2010, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
O turista pode e deve observar as condições de limpeza dos pontos turísticos, e, com educação, alertar à gerência ou responsáveis quando não estiverem ao seu agrado. É a maior contribuição que podem dar. Falar com sinceridade dos pontos negativos que encontraram, para que possam encontrar o ambiente bem melhor, ao retornarem em outra visita.
Limpeza é uma palavra que precisa ser adotada por nós brasileiros, que precisa estar no nosso modo de vida, no nosso jeito de ser, em todos os sentidos. O turismo é uma atividade que gera renda ao longo de séculos, portanto é sustentável por si só, bastando apenas que parte da renda, que os pontos turísticos geram, seja reinvestida para a sua sustentabilidade futura.
Foto - Newton Almeida e sua esposa Rosemary Cerqueira, 14/06/2014 .
* Participe dessa rede que busca o desenvolvimento sustentável para o mundo !
Leia meu livro : Projetos ambientais - Newton Almeida .
* Participe dessa rede que busca o desenvolvimento sustentável para o mundo !
Leia meu livro : Projetos ambientais - Newton Almeida .
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial