terça-feira, 1 de julho de 2014

Rio Bonito : Um futuro incerto nos espera ? : Bolsa Verde - RJ : Cadastro Ambiental Rural : IPTU Verde : Plante uma Árvore Hoje !

     A cidade de Rio Bonito não pára de crescer. A urbanização expande-se sobre as regiões naturais. Isso acontece no Brasil como um todo. Isso também acontece ao redor do mundo. 
     As construções vão tomando o lugar das árvores, transformando a paisagem num mosaico de casas e prédios, com alguns morros desmatados em volta. O que resta de árvores vai ano a ano se acabando, em meio às queimadas, ou elas vão sendo derrubadas pelas mais diversas razões. Tem gente que retira a árvore do quintal porque as folhas caem ao chão. E muita gente derruba uma árvore para evitar que suas raízes danifiquem um muro, ou poste, ou a rede de energia elétrica.     
      

                                                    Um futuro incerto nos espera ? 

      A esperança são os parques municipais, as áreas de preservação desapropriadas pela Prefeitura, ou os parques estaduais e os federais. Recentemente a Prefeitura de Rio Bonito desapropriou 90 hectares de matas em Lavras, decretando mais um novo parque natural municipal. 


      Outra notícia bem vinda são os possíveis negócios que a mata em pé poderá gerar. Como o recebimento de dinheiro através do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, pactuado pelo Protocolo de Quioto, que agora está sendo ressuscitado pela Bolsa Verde, do Estado do Rio de Janeiro, pretendendo que produtores rurais em exigência pelo cumprimento do Cadastro Ambiental Rural, paguem aos que possuem áreas verdes, ou reservas legais, de sobra. 


      Fazer com que as áreas verdes deem lucro !  Pagar aos proprietários rurais pelos serviços ambientais prestados por suas matas. 


      É bom que se lembre que em Rio Bonito continua vigente a Lei do IPTU Verde, Lei 1058 de 27 de dezembro de 2002, sancionada pela Prefeita Solange Almeida, em seu segundo mandato. Por essa lei, quem possuir área verde de relevante interesse ambiental pode ser agraciado com desconto do IPTU. Basta abrir um processo municipal, pagando taxa de expediente (pouco mais de R$ 15 reais), com planta do imóvel e recolhimento do IPTU do último ano, enviá-lo à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aguardar a vistoria e o parecer técnico. 


      Daqui a uns cinco anos, ou quem sabe dez anos, eu possa registrar outra foto desse mesmo ângulo, atrás da Rádio Sambê FM apontando para Saquarema, tirada daqui do Bosque Clube, um bairro sobre a Serra do Sambê, e quem sabe possamos visualizar as matas crescendo, principalmente sobre os morros e encostas.  
        Nosso futuro com mais qualidade, depende do planejamento e ações do presente.  Plante uma árvore hoje para que não falte água amanhã ! Plante uma árvore hoje para que tenhamos a garantia da sustentabilidade futura ! 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial