Erosão : Auto Pista Fluminense : Erosão nas Encostas às Margens da BR 101 : Rio Bonito ano 2011
Na sexta-feira do dia 05 de agosto de 2011 fui para a minha escola dar aulas de geografia. Passei pela BR 101, que de Campos dos Goytacazes até Niterói foi terceirizada (concessão de serviço público) , e parei para tirar umas fotos .
Em Rio Bonito temos o problema da erosão dos morros, cortados quando da construção da BR 101, hoje o nome é AUTO PISTA FLUMINENSE .
Quero de início registrar que o trabalho da concessionária AUTO PISTA FLUMINENSE é excelente. Eles chegaram a cercar centenas de quilômetros às margens da rodovia para diminuir os riscos com acidentes envolvendo animais .
Muitos sítios, e mesmo fazendas, nas margens da AUTO PISTA FLUMINENSE que tinham umas cercas de arame utilizando mourões de Camará , e raramente Eucalipto, cercas muito precárias, foram surpreendidos com um valioso presente : lindas cercas de cinco fios de arame e mourões caiados de concreto, sem qualquer custo, de graça para os sitiantes. E isso foi fundamental para diminuir muito os acidentes com animais, sendo que eu nunca mais vi qualquer acidente, de Rio Bonito para Niterói, envolvendo animais de grande porte, cavalos, vacas, mas infelizmente os cachorros continuam transitando, sendo que em muito menor quantidade que antes. A terceirização das estradas é acompanhada por serviços mais dinâmicos e confiáveis, tornando as estradas mais seguras.
Voltando ao nosso assunto , a erosão dos morros ao longo da AUTO PISTA FLUMINENSE tem a ver com a ação antrópica. A ação das sociedades humanas alterando o meio ambiente a fim de suprirem suas necessidades básicas de moradia e alimentação, mas também muitas vezes para satisfazer outras atividades menos importantes, como para termos mais conforto, ou para o turismo ou lazer.
As alterações ambientais acompanham a marcha do progresso e portanto nós ambientalistas desejamos o " progresso verde ", no qual as tecnologias sejam agregadas aos conceitos da sustentabilidade, para que as futuras gerações possam ter um ar limpo, rios com peixes saudáveis podendo ser fonte segura de alimentação, cujas águas servirão para irrigar lavouras nutritivas e produtivas, a biodiversidade presente e preservada garantindo o futuro para a vida .
A erosão que ocorre nesses morros , que foram cortados para abrirem caminho para a rodovia, que antes eram cobertos por Mata Atlântica, é o trabalho mecânico exercido pelas águas da chuva, transportando os sedimentos de solo. Existem diversos tipos de erosão : erosão acelerada, erosão elementar, erosão eólica ( que forma as dunas, por exemplo), erosão fluvial , erosão glaciária, erosão marinha, erosão pluvial, etc. Nesse caso a erosão em questão é a pluvial, que existe naturalmente , antes da saga humana na superfície terrestre, mas que no caso, é facilitada pela degradação do solo exposto, sem qualquer vegetação, e pela força da gravidade .
Eu (Newton Almeida) combati incêndios nesses morros , quando integrava a Patrulha Verde, equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito (período de 2000 a 2004) para o combate a incêndios florestais, no tempo em que a Prefeita era a Solange Almeida.
* Conheça o livro que escrevi sobre os projetos ambientais que realizei e as aventuras que vivi, estando por cinco anos, 2000 a 2004, 2013 a 2014, à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, veja clicando em MEIO AMBIENTE - Newton Almeida *
* Conheça o livro que escrevi sobre os projetos ambientais que realizei e as aventuras que vivi, estando por cinco anos, 2000 a 2004, 2013 a 2014, à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, veja clicando em MEIO AMBIENTE - Newton Almeida *
O objetivo de combater incêndios naqueles morros era para que os focos não se alastrassem para os pastos de fazendas e deles para as matas, e também para prevenir qualquer risco às residências, e para dar segurança aos veículos que transitam na pista. A vegetação nesses morros tinha a função de manter o solo coeso e prevenir a erosão.
As fotos mostram que prevenir sai bem mais barato do que remediar. A AUTO PISTA FLUMINENSE tem duas pás mecânicas de esteira e mais de quinze homens, trabalhando para refazerem os taludes, e talvez construam escadas e valas de concreto para a drenagem segura das águas da chuva.
* Participe dessa rede que busca o desenvolvimento sustentável para o mundo ! Leia meu livro : Projetos ambientais - Newton Almeida .
* Participe dessa rede que busca o desenvolvimento sustentável para o mundo ! Leia meu livro : Projetos ambientais - Newton Almeida .
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial