Bolsa de Valores do Rio de Janeiro : Economia Sustentável ou Verde : Novo Paradigma Ambiental
A economia é o comandante da transformação das sociedades.
Imaginem, vocês, que uma lei seja sancionada para pagar R$ 10.000 reais para a propriedade que possua ao menos 1 hectare de mata! Ninguém mais vai querer mais desmatar, não é mesmo!
Se a floresta em pé der mais dinheiro, então conseguiremos reequilibrar o clima novamente, preservar a biodiversidade, a água doce, etc.
Isso é apenas um sonho dos ambientalistas ?
Não. Já começa a se tornar realidade. Os pagamentos por serviços ambientais crescem no Brasil. Quase todos os estados brasileiros já estão repassando aos municípios, , pequena parcela do ICMs, seguindo critérios (cálculos) ambientais, o chamado ICMs Ecológico ou Verde . O Aterro Sanitário de Adrianópolis, em Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro foi uma empresa pioneira na captação de créditos de carbono, do mecanismo de desenvolvimento limpo, recebendo dinheiro por explorar o gás do aterro, e com isso deixar de emitir CO² . E outras boas notícias vem ao encontro do desenvolvimento sustentável.
Vejam que a Bolsa de valores do Rio de Janeiro possui intermediação de ações, investimentos e contratos com base nos princípios do desenvolvimento sustentável, ou da economia verde . Leia abaixo :
"
A BVRio é uma bolsa de valores ambientais nacional com o objetivo de prover soluções de mercado para auxiliar no cumprimento de leis ambientais.
Mecanismos de mercado constituem uma importante ferramenta para a implementação de políticas ambientais de modo mais eficiente, tanto para o setor público como para o setor empresarial, gerando benefícios para o meio ambiente, para a sociedade e para a economia em geral. "
A Bolsa de Valores do Rio (BVRio) já possui o Mercado de Créditos da Logística Reversa, em que a Política Nacional dos Resíduos Sólidos é cumprida pelo setor empresarial, comprando resíduos de cooperativas de catadores de materiais recicláveis ! O futuro sustentável está chegando ! Bem vindo ao novo paradigma ambiental !
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial