sexta-feira, 11 de julho de 2014

Rio Bonito : Dragagem do Rio Bonito : AMPLA Reforma Rede Elétrica : Plantio de Árvores Diminui Alagamentos e Enchentes

     Distante 70 quilômetros do Rio de Janeiro, Rio Bonito é uma pequena cidade de quase 60 mil habitantes, que vivem prazerosamente nos seus 462 quilômetros quadrados. Rio Bonito por vezes enfrenta problemas de desbarrancamentos de encostas e alagamentos. Isso acontece pelas suas características climáticas e seu relevo . O município foi sendo erguido em vales de rios,  às margens de encostas de serras ( a maior é a Serra do Sambê) e de morros. Seu clima é o tropical úmido, no qual  fortíssimas chuvas de verão costumam acontecer. 
      Os desbarrancamentos de encosta tem sido enfrentados com muita vontade, pelo poder público municipal, proibindo que novas construções sejam erguidas em locais de risco. Inclusive, no ano de 2013, primeiro ano do mandato da Prefeita Solange Almeida, a Prefeitura demoliu cerca de 50 casas que estavam condenadas pela Defesa Civil, cujos donos já haviam sido transferidos para habitações populares em local seguro. 
      O problema de alagamentos voltou a ocorrer no início de 2013, ficando isolado a poucas ruas, no Bairro Bela Vista e no centro da cidade. Para diminuí-los, e quem sabe até evitá-los, a Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito solicitou o apoio da Secretaria de Estado de Ambiente (SEA - RJ) para a dragagem (desassoreamento do Rio Bonito na altura do Condomínio Industrial da cidade). A dragagem foi realizada em janeiro de 2014 (veja foto abaixo), e após isso, não houveram novos alagamentos.

Foto do Newton Almeida : dragagem do Rio Bonito, 02 de janeiro de 2014.

     A impermeabilização dos solos, nas cidades, é inevitável, já que todos anseiam pelo conforto de ruas pavimentadas. Então a solução é  o plantio de árvores ! As árvores são os guarda-chuvas naturais que diminuem os alagamentos  e enxurradas de verão.  As águas da chuva batem nas folhas e vão escorrendo pelos seus galhos, descendo pelo seu tronco, até atingirem o solo aos pés das árvores, infiltrando-se, então, pelas suas  raízes.  Quanto mais árvores, maior é a captação das fortes chuvas e a condução de suas águas diretamente ao interior do solo. 
   
   A AMPLA, atendendo à reivindicação da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, que convocaram a empresa concessionária dos serviços de energia elétrica para uma audiência pública, está realizando investimentos na reforma da rede elétrica da cidade. A AMPLA está instalando novos postes, transformadores  e cabos, com altura de uns dois metros mais alta que a rede anterior. Isso vai possibilitar que as árvores cresçam sem afetar a rede elétrica, no caso de serem árvores de espécies apropriadas para as vias públicas (vejam as fotos). 





    Fotos do Newton Almeida : AMPLA reformando rede elétrica em Rio Bonito, julho de 2014 .

     Os moradores e a Prefeitura têm que se unir num mutirão de plantio de árvores nas calçadas, nos parques, nos topos e encostas dos morros,  para que no futuro, a cidade de Rio Bonito seja mais verde e tenha maior qualidade de vida e equilíbrio ambiental.  
   
        * Participe dessa rede que busca o desenvolvimento sustentável para o mundo !  
                                    Leia meu livro : Projetos ambientais - Newton Almeida .

MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial